Sartori (60%) mantém liderança no Rio Grande do Sul; Tarso tem 20%

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Com 60% dos votos válidos, o candidato do PMDB, José Ivo Sartori, mantém grande vantagem sobre o petista Tarso Genro (40%) na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. A três dias da eleição, o resultado tem índices iguais aos registrados na semana passada. Para o cálculo dos votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No 1º turno, Sartori teve 40% dos votos válidos, e Tarso, 33%.

Quando são contabilizadas todas as opções de voto, o candidato do PMDB fica com 53%, e o petista, com 36%. Votos em branco ou nulo somam 4%, e 7% ainda não decidiram como votar. Na pesquisa anterior, Sartori tinha 52%, e Tarso, 35%.

Nesse levantamento, realizado em entre 22 e 23 de outubro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.541 eleitores em 59 cidades do Rio Grande do Sul. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Entre os eleitores que declaram intenção de votar no 2º turno para governador. 82% citam o número de seu candidato corretamente, ante 75% na semana passada. Na fatia dos que preferem Tarso, 87% citam seu número de forma correta (no levantamento anterior, 81%), e entre os que indicam votar em Sartori, 79% (ante 74% na semana passada).

A rejeição à candidatura de Tarso passou de 41% na semana passada para 44% atualmente. No mesmo período, a rejeição ao candidato do PMDB cresceu de 20% para 25%.

Uma fatia de 34% votaria com certeza em Tarso, e 19% poderiam votar. Em Sartori, 51% votariam com certeza, e 21% talvez votassem

Estável, governo Tarso é avaliado como ótimo ou bom por 36%

O governo de Tarso Genro (PT) no Rio Grande do Sul é avaliado como ótimo ou bom, atualmente, por 36% dos eleitores do Estado, índice igual ao registrado na semana passada. Uma fatia de 18% considera o governo de Tarso ruim ou péssimo, e para 44% ele é regular. Há ainda 2% que não opinaram.

De 0 a10, a nota média atribuída ao governo de Tarso Genro é 5,9, igual à registrada na última semana.