Camilo (52%) e Eunício (48%) estão tecnicamente empatados no Ceará

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Na véspera do 2º turno, pesquisa Datafolha realizada com eleitores do Estado Ceará mostra disputa indefinida, com Camilo (PT) e Eunício (PMDB) tecnicamente empatados no limite da margem de erro, porém, com maior probabilidade do candidato do PT estar à frente. Na comparação com o levantamento do dia 22 de outubro, o petista caiu de 57% para 52% dos votos válidos, enquanto o peemedebista cresceu de 43% para 48%. Para calcular esses votos são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Levando em conta o total de votos - incluindo brancos, nulos e indecisos -, Camilo tem 46% das intenções de voto (tinha 49%) e Eunício, 43% (tinha 38%). Brancos ou nulos alcançam 4% e indecisos 7%.

Nesse levantamento realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2014, o Datafolha entrevistou 2.412 eleitores em 52 municípios do Estado do Ceará. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Com a proximidade do 2º turno caíram as taxas de desconhecimento do número dos candidatos. Dos eleitores cearenses que pretendem votar em algum candidato ou anular, 91% dos eleitores informaram corretamente o número de seu candidato, 3% incorretamente, 1% não soube informar o número para anular o voto e 5%, não souberam dizer o numero de seu candidato.

A taxa de conhecimento do número dos candidatos é próxima. Entre os eleitores de Camilo, 93% informaram corretamente o número do candidato, 2% incorretamente e 5% não souberam declarar o número. Já, entre os eleitores de Eunício, 91% informaram corretamente o número, 3% incorretamente e 6% não souberam dizer o número.

Os candidatos também estão empatados no índice de rejeição. Não votariam de jeito nenhum em Camilo 36%, votariam com certeza 46%, talvez votassem 16% e não souberam responder, 2%. Já, 37% não votariam de jeito nenhum em Eunício, 41% votariam com certeza, 20% talvez o fizessem e 3% não souberam responder.