Paulo Câmara tem 61% e deve vencer em 1º turno em Pernambuco

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Pesquisa Datafolha concluída na véspera das eleições no estado mostra o candidato do PSB, Paulo Câmara, como vencedor da corrida ao governo de Pernambuco. Paulo manteve a tendência de crescimento observada após 13 de setembro e se as eleições fossem hoje, venceria a disputa já no primeiro turno.

Nos votos válidos, Paulo Câmara tem 61% contra 37% de Armando Monteiro do PTB. Zé Gomes (PSOL) e Pantaleão (PCO) tem 1% cada. Os candidatos Miguel Anacleto (PCB) e Jair Pedro (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1% dos votos válidos.

Considerando o total de votos - que incluem os votos brancos, nulos e os indecisos - hoje Câmara tem 52%, seis pontos a mais do que a pesquisa realizada no início da semana (era 46%). Armando Monteiro perdeu cinco pontos (passou de 36% para 31%). Zé Gomes permaneceu com 1% e Pantaleão (PCO) 1% (não havia atingido 1% no levantamento anterior).

Os candidatos Miguel Anacleto (PCB), e Jair Pedro (PSTU) foram citados, mas não chegaram a 1%. Votos brancos e nulos somam 6% (era 8%) e 9% estão indecisos, índice que se manteve estável.
Foram ouvidas 1735 pessoas em 47 cidades entre os dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Entre os eleitores pernambucanos, 69% sabem o número correto do candidato a governador escolhido, contra 60% no início da semana. Esse índice é mais alto entre os eleitores que votam em Paulo Câmara (79%) do que entre os eleitores de Armando Monteiro (59%).

Fernando Bezerra lidera disputa pelo Senado

Pesquisa Datafolha para o senado, concluída na véspera das eleições no estado, mostra o candidato do PSB Fernando Bezerra Coelho na liderança na disputa pelo senado.
Fernando Bezerra tinha 43% dos votos válidos na pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 1 e 2 de outubro, cresceu nove pontos percentuais e agora tem 52%. João Paulo que liderava a disputa, perdeu nove pontos e passou de 54% para 45% dos votos válidos. Simone Fontana tem 1% (era 2%), Albanise Pires permaneceu com 1% e Oxis em ambos os levantamentos não atingiu 1%.

Quando considerado o total de votos o candidato Fernando Bezerra tem a preferência de 36% do eleitorado ante 32% de João Paulo. Simone tem 1%. Albanise e Oxis foram citados, mas não atingiram 1%. Na véspera da eleição, 17% dos eleitores pernambucanos não decidiram seu voto para o senado e 13% pretendem votar em branco ou nulo.

A alta taxa de indecisos pode alterar o cálculo dos votos válidos para o senado, já que no dia da eleição eles não se distribuem proporcionalmente.

Cerca de um terço dos eleitores (34%) não sabe qual número deverão digitar na urna para confirmar seu voto para senador. Os eleitores de Fernando Bezerra tem maior conhecimento de seu número (71%) do que os eleitores de João Paulo (43%).