Apoios de Lula e Temer tira mais do que atrai votos em São Paulo

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O apoio do ex-presidente Lula (PT) a um candidato à Prefeitura de São Paulo levaria 11% dos eleitores a escolher certamente esse candidato mas, por outro lado, levaria 73% a não votarem nele de jeito nenhum. Há ainda 14% que poderiam votar em um nome apoiado pelo ex-presidente, e 2% que não opinaram ou deram outras respostas.

Dois em cada três (65%) eleitores rejeitam também o apoio do presidente interino Michel Temer (PMDB) e não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por ele. Uma fatia de 7%, por outro lado, votaria com certeza em alguém apoiado pelo presidente interino, 23% poderiam votar diante de tal situação, e 5% não opinaram sobre o tema ou deram outras respostas sobre o apoio do interino.

Em relação a Geraldo Alckmin (PSDB), 51% dizem que não votariam de jeito nenhum em um nome apoiado pelo governador de São Paulo. Os demais talvez votariam (28%) ou certamente votariam (16%), além de 5% que não opinaram ou deram outras respostas.

Questionados se sabiam quem cada um desses três políticos estava apoiando na eleição para prefeito de São Paulo, houve grande grau de desconhecimento. No caso do ex-presidente petista, 48% não sabem quem ele apoia, e as citações sobre apoio se dividem entre Haddad (35%), Marta (10%) e Erundina (2%), entre outras menções espontâneas.

O apoio de Geraldo Alckmin na eleição paulistana é desconhecido por 65% dos eleitores, e 19% declaram que ele apoia João Doria. Além do tucano, também foram citados Russomanno (6%), Marta (3%) e Haddad (3%) como nomes apoiados pelo governador, entre outras respostas.

Sete em cada dez (70%) eleitores paulistanos também não sabem quem o presidente interino Michel Temer apoia na eleição em São Paulo. Entre os que apontam algum nome se destacam Marta (12%), Russomanno (5%), Doria (4%), e Haddad (3%), entre outros com menor incidência.