Russomanno cai e Marta e Doria avançam na corrida eleitoral em SP

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria, cresceu 11 pontos na preferência do eleitorado desde o início do horário eleitoral e acirrou a disputa por uma vaga no 2º turno da disputa paulista. Com 16% das intenções de voto, o tucano agora está tecnicamente empatado com Marta (PMDB), que tem 21%. A candidatura da senadora peemedebista também cresceu e está agora em situação de empate técnico com Celso Russomanno (PRB), que tinha 31% e agora aparece com 26%.

Em pesquisa realizada entre os dias 23 e 24 de agosto, Doria aparecia com 5%, e Marta, com 16%. Eles foram os únicos a ganhar terreno após o início da campanha nos meios eletrônicos. O atual prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), oscilou de 8% para 9% no mesmo período e segue empatado com Erundina (PSOL), que tinha 10% e agora aparece com 7%.

Além deles, a disputa conta também com Major Olímpio (SD), que tem 2%, Levy Fidelix (PRTB) e João Bico (PSDC), com 1% cada, Ricardo Young (Rede), Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU), que foram citados mas não pontuaram. Votariam em branco ou nulo 13%, e 4% não opinaram. Na pesquisa de agosto, 17% indicavam votar em branco ou nulo e 7% não opinaram.

2º turno

Nas simulações de segundo turno, Russomanno vence todos os oponentes listados, mas viu a distância para sua oponente mais forte neste momento, Marta, cair de 19 para 7 pontos percentuais. Na disputa direta entre eles, o candidato do PRB ficaria com 45% dos votos ante 38% da adversária. Os demais votariam em branco ou nulo (15%), e 2% não souberam opinar.

Contra Doria, Russomanno teria 52%, ante 28% de adversário, além dos que votariam em branco ou nulo (18%) e não opinaram (3%). Na pesquisa anterior, a diferença entre eles também era maior, com o candidato do PRB alcançando 63%, e o tucano sendo escolhido por 16% dos eleitores.

Tendo como adversário o atual prefeito, Russomanno teria 56%, ante 25% do petista e 17% de votos em branco ou nulo, além dos 2% que não opinaram. No último levantamento, esses índices eram de 60%, 21%, 18% e 2%, respectivamente. Se a disputa fosse contra Erundina, Russomanno seria o preferido de 56%, e 27% optariam pela deputada do PSOL. Votos brancos e nulos somariam 15%, e 2% não opinaram. O resultado é similar ao verificado na segunda quinzena de agosto, quando o candidato do PRB tinha 56%, e a deputada do PSOL, 29%.

Nos embates diretos simulados, Haddad também perde para Marta e Dória. Contra o tucano, o atual prefeito teria 30%, e o adversário, 45%. Votos em branco ou nulo somam 22%, e 4% não opinaram. O resultado reforça o crescimento na preferência por Doria, que tinha 33% no levantamento anterior, ante 35% de Haddad. Diante de Marta Suplicy, o petista teria 23%, e a peemedebista, 51%, em um cenário em que 24% votariam em branco ou anulariam, e 2% preferiram não opinar (na pesquisa anterior, Haddad tinha 24%, e a senadora do PMDB, 47%). Se a adversária no 2º turno fosse Erundina, o atual prefeito ficaria com 28%, e a deputada do PSOL teria 44%, com 26% optando por votar em branco ou nulo, e 3% sem opinião sobre a disputa (no último levantamento, Erundina tinha 45%, e Haddad, 25%).

No cenário em que Marta enfrenta Erundina, a senadora do PMDB leva vantagem, com 50%, e a deputada do PSOL fica com 27%. Votariam e branco ou nulo, neste caso, 21%, e 2% não opinaram (na pesquisa anterior, Marta vencia por 41% a 33%). Contra Dória, Marta tem 48%, ante 33% do tucano e 15% de votos em branco ou nulo, além de 3% que não opinaram (no levantamento da segunda quinzena de agosto a peemedebista tinha 50%, e Doria, 25%). Em eventual embate entre Erundina e Dória, a ex-prefeita teria 39%, ante 38% do tucano, com 20% optando por votar em branco ou nulo, e 3% sem opinião sobre a disputa (na pesquisa anterior, Erundina vencia por 49% a 24%)

Imagem dos candidatos

A consulta sobre a imagem dos candidatos à Prefeitura de São Paulo mostra um quadro dividido, com os três candidatos mais bem posicionados na pesquisa de intenção de voto - Russomanno, Marta e Doria - destacando-se, de forma geral, nos atributos positivos, e Haddad, nos negativos.

Na consulta sobre quem é o mais inteligente, Russomanno é o mais apontado, com 29%, e na sequência aparecem Doria (21%), Marta (14%), Haddad (10%) e Erundina (2%), entre outros menos citados. Para 6%, nenhum deles é o mais inteligente, e 4% acreditam que todos se encaixam nesse atributo. Uma fatia de 11% não soube responder.

O candidato do PRB também se destaca como aquele que, se eleito, mais defenderá os pobres (29%), à frente de Marta (22%), Erundina (11%), Haddad (8%) e Doria (6%). Para 14%, nenhum deles defenderá os mais pobres, 1% acreditam que todos defenderão, e 8% não opinaram.

Na pergunta sobre quem mais defenderá os ricos, a liderança cabe a João Doria, apontado por 28%, e em seguida aparecem Haddad (16%), Russomanno (10%), Marta (9%) e Erundina (2%), entre outros. Uma fatia de 8% avalia que todos defenderão os mais ricos, e para 5% nenhum deles fará essa defesa. Há ainda 20% que não opinaram sobre o tema.

Quando questionados sobre quem é o mais moderno e inovador, 27% apontam Russomanno, e 22%, Doria. Em seguida aparecem Haddad (12%) e Marta (11%), entre outros com 1% ou menos das citações. Os que acreditam nenhum é inovador somam 9%, e 1% avalia que todos são. A fatia dos que não opinaram é de 15% neste atributo.

O deputado pelo PRB lidera ainda como o mais autoritário, apontado por 24%, à frente de Haddad (15%), Major Olimpio (11%), Marta (10%), Doria (9%), Fidelix (4%) e Erundina (2%). Para 3%, todos se encaixam neste perfil, e outros 3% acreditam que nenhum deles seja autoritário. Uma parcela de 19% do eleitorado não opinou sobre o assunto.

A candidata do PMDB, Marta, é vista por 27% como a mais realizadora, em patamar similar a Russomanno (22%). São seguidos por Haddad (11%), Doria (9%) e Erundina (6%). Há ainda 11% que avaliam que nenhum deles seja o mais inovador, e 13% não opinaram.

O mais indeciso, segundo 17% dos eleitores, é Fernando Haddad, e na sequencia aparecem Marta (11%), Russomanno (9%), Fidelix (8%), Doria (8%), Erundina (7%) e Olimpio (3%), entre outros com menor percentual. Para 4%, todos são indecisos, e 3% avaliam que nenhum seja. Um em cada quatro (26%) eleitores não opinaram sobre o assunto.

O atual prefeito também se destaca como o candidato que mais realiza promessas que não pode cumprir, com 28% das indicações. Em seguida aparecem Marta (14%), Russomanno (10%), Doria (7%), Fidelix (4%) e Erundina (3%), entre outros menos citados. Para 19%, todos eles realizam mais promessas do que podem cumprir, e 1% avalia que nenhum deles adote tal comportamento. Há ainda 11% que não opinaram.