João Leite e Kalil devem disputar 2º turno em BH

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Em uma campanha na qual liderou desde a oficialização de sua candidatura, João Leite (PSDB) deve confirmar a 1º colocação neste domingo. Com 39% das intenções de votos válidos, o tucano deverá ter como concorrente no segundo turno Kalil (PSH), que também se consolidou na 2ª posição desde o início da disputa e, na véspera da votação, tem 23% das intenções de votos válidos.

Além de Leite e Kalil, a disputa em Belo Horizonte tem Rodrigo Pacheco (PMDB), com 8% dos válidos; Reginaldo Lopes (PT), com 7%; Délio Malheiros (PDS), com 6%; Eros Biondini (PRPS), com 4%; Marcelo Álvaro Antônio (PR), Maria da Consolação (PSOL), Sargento Rodrigues (PDT) e Luis Tibe (PTdoB), cada um com 3%; e Vanessa Portugal, com 1%.

Para o cálculo dos válidos são excluídos da amostra os índices de votos em branco, nulos e de eleitores indecisos, seguindo o formato utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial das eleições.

O resultado do total de votos, com a inclusão de brancos, nulos e indecisos, mostra Leite com 31% (tinha 32% no início da semana), Kalil com 19% (estável) e, na sequência, Pacheco (6%), Lopes (6%), Malheiros (5%), Rodrigues (3%), Biondini (3%), Marcelo Álvaro (2%), Tibe (2%), Maria da Consolação (2%) e Vanessa Portugal (1%). Um em cada cinco eleitores da capital mineira (19%), porém, preferem não optar por nenhum dos candidatos apresentados e se dividem entre votos em branco ou nulo (12%) e indecisos (7%).

Na véspera da eleição, 55% declaram corretamente o número de urna do candidato escolhido (em pesquisa realizada no início da semana eram 44%). Os demais dizem não saber o número (36%, ante 43% na pesquisa anterior), mencionam um número incorreto (3%) ou pretendem votar nulo mas não sabem o número que irão digitar (6%). Entre os eleitores de Leite, 57% mencionam o número correto de urna (eram 46%), índice similar ao registrado para Kalil (59%, ante 45% no início da semana).