Em cenário estável, Geraldo Julio mantém vantagem sobre João Paulo

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A cinco dias da eleição, pesquisa Datafolha mostra Geraldo Julio (PSB) na liderança, com 18 pontos percentuais de vantagem sobre João Paulo (PT) nos votos válidos. Na comparação com a pesquisa anterior, os índices ficaram estáveis. O candidato do PSB oscilou de 58% para 59%, enquanto o candidato do PT foi de 42% para 41%.

Para calcular os votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Nesse levantamento realizado no dia 25 de outubro de 2016, foram feitas 1.024 entrevistas com eleitores de todas as regiões da cidade de Recife, com 16 anos ou mais. A margem de erro para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No total de votos, Geraldo Julio, que busca a reeleição, tem 50% das intenções de voto (tinha 47%) e João Paulo, 34% (mesmo índice anterior). Indecisos são 5% (era 6%) e pretendem votar em branco ou nulo, 11% (era 13%).

Geraldo Julio recebeu a maior parcela de votos dos eleitores do 1º turno de Daniel Coelho (PSDB), terceiro colocado (43% ante 30% de João Paulo), e de Priscila Krause (DEM), quarta colocada (59% ante 23% de João Paulo). O tucano e a democrata se declararam neutros na disputa do 2º turno, porém seus respectivos partidos declararam apoio a Geraldo Julio.

Observa-se tanto entre os eleitores de Daniel quanto os de Priscila altos índices de votos em branco ou nulos no 2º turno, respectivamente, 20% e 16%.

Nove em cada dez eleitores recifenses (91%) informaram corretamente o número do seu candidato, 2% informaram equivocadamente, 3% declararam não saber o número e 3%, declararam não saber o número para anular o voto. A taxa de conhecimento do número do candidato é a mesma entre os eleitores do pessebista e do petista, 94%.

A maioria dos eleitores recifenses (91%) declarou que já está totalmente decidida em quem irá votar no próximo dia 30. Uma parcela de 8% declarou que ainda pode mudar de opinião. A taxa de eleitores totalmente decididos é próxima entre os eleitores de Geraldo Julio (94%) e de João Paulo (91%).

Dos entrevistados que declararam que ainda podem mudar de voto (8%), a minoria declarou (16%) que a possibilidade de mudança de voto é grande (era 20%), 49% que é média (mesmo índice anterior) e 35% que é pequena essa possibilidade (era 31%). A taxa de eleitores que declararam ser alta a chance de mudança de voto é próxima entre os eleitores de João Paulo (20%) e de Geraldo Julio (16%).