Geraldo Julio (60%) é favorito contra João Paulo (40%) no Recife

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa Datafolha concluída na véspera da eleição mostra que se a eleição fosse hoje, Geraldo Julio (PSB) seria reeleito para prefeito de Recife. Na comparação com a pesquisa do início da semana, as intenções de voto ficaram estáveis. Geraldo Julio oscilou de 59% para 60% dos votos válidos, enquanto João Paulo (PT) foi de 41% para 40%.

Para calcular os votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Nesse levantamento realizado nos dias 28 e 29 de outubro de 2016, foram feitas 1.748 entrevistas com eleitores de todas as regiões da cidade de Recife, com 16 anos ou mais. A margem de erro para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No total de votos (quando são incluídos os votos brancos, nulos e indecisos), Geraldo Julio tem 51% das intenções de voto (tinha 50%) e João Paulo, 35% (era 34%). Indecisos são 5% (mesmo índice anterior) e pretendem votar em branco ou nulo, 9% (era 11%).

O candidato do PSB recebeu a maior parcela de votos dos eleitores do 1º turno de Daniel Coelho (PSDB), 3º colocado (50% ante 26% de João Paulo), e de Priscila Krause (DEM), 4º colocada (46% ante 17% de João Paulo). O tucano e a democrata se declararam neutros na disputa do 2º turno, porém seus respectivos partidos declararam apoio a Geraldo Julio.

Observa-se tanto entre os eleitores de Daniel quanto os de Priscila altos índices de votos em branco ou nulos no 2º turno, respectivamente, 15% e 26%.

Nove em cada dez eleitores recifenses (93%) informaram corretamente o número do seu candidato (era 91%), 1% informou equivocadamente (era 2%), 4% declararam não saber o número (era 3%) e 2%, declararam não saber o número para anular o voto (era 3%). A taxa de conhecimento do número do candidato é a mesma entre os eleitores do pessebista e do petista, 95%.

A maioria dos eleitores recifenses (92%) declarou que já está totalmente decidida em quem irá votar no próximo domingo (era 91%). Uma parcela de 7% declarou que ainda pode mudar de opinião (era 8%). A taxa de eleitores totalmente decididos é próxima entre os eleitores de Geraldo Julio (94%) e de João Paulo (92%).

Dos entrevistados que declararam que ainda podem mudar de voto (7%), um quarto (26%) declarou que a possibilidade de mudança de voto é grande (era 16%), 44% que é média (era 49%) e 31% que é pequena essa possibilidade (era 35%). A taxa de eleitores que declararam ser alta a chance de mudança de voto é próxima entre os eleitores de João Paulo (30%) e de Geraldo Julio (27%).
Dos eleitores que declararam que estão totalmente decididos, a maioria (91%) decidiu o seu voto logo que terminou o 1º turno, 4% se decidiram aproximadamente há 15 dias e 5% na última semana. Entre os eleitores de Geraldo Julio, 92% declararam que se decidiram logo após o fim do 1º turno, índice próximo entre os eleitores de João Paulo, 90%.