Com 29%, Anastasia lidera em Minas

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Na primeira pesquisa Datafolha após o registro das candidaturas ao governo do estado de Minas Gerais, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) lidera a disputa, com 29% de menções, seguido pelo atual governador Fernando Pimentel (PT), com 20%. Com índices mais baixos de intenção de voto aparecem Romeu Zema (NOVO), com 5%, João Batista Mares Guia (REDE), com 3% e Dirlene Marques (PSOL) com 2%. A seguir aparecem com 1%, cada um, Jordano Metalúrgico (PSTU), Alexandre Flach (PCO) e Claudiney Dulim (AVANTE). O índice de eleitores mineiros sem candidato alcança 38%, desses, 28% pretendem votar em branco ou nulo e 10% estão indecisos.

Nesse levantamento, nos dias 20 e 21 de agosto de 2018, foram realizadas 1.214 entrevistas presenciais com eleitores, em 56 municípios do estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na questão espontânea de intenção de voto, quando não é apresentado cartão com os nomes dos candidatos, Anastasia lidera com 8% de menções. Pimentel foi lembrado por 3% e Lacerda, por 1%. Votos brancos ou nulos somaram 16% e não citaram espontaneamente nenhum candidato 67%.

Pimentel, candidato à reeleição, é o mais rejeitado, com 40% de menções (entre os mais instruídos o índice alcança 60%). Num patamar de rejeição mais baixo ficam Anastasia (25%) e Lacerda (19%), seguidos por Mares Guia (14%), Dulin (13%), Flach (12%), Jordano Metalúrgico (12%), Marques (11%) e Zema (10%). Uma parcela de 8% rejeita todos os candidatos, 2% não rejeitam nenhum e 12% não opinaram.

O ex-presidente Lula (PT) é o principal cabo eleitoral. Uma parcela de 27% declarou que votaria com certeza no candidato apoiado pelo petista, 22% talvez votariam, 48% não votariam de jeito nenhum e 3% não opinaram. Quando o apoio citado é Michel Temer, 3% declararam que votariam no candidato apoiado pelo Presidente da República, 9% talvez votariam, 85% não votariam de jeito nenhum e 4% não opinaram. Quanto ao apoio do prefeito Alexandre Kalil, não há dados.