Paes e Romário lideram disputa no Rio

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A primeira pesquisa do Instituto Datafolha para a disputa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro após o registro das candidaturas mostra empate entre Eduardo Paes (DEM), que tem 18% das intenções de voto, e Romário Faria (PODE), que aparece com 16%. O ex-governador Anthony Garotinho (PRB) aparece com 12%, empatado tecnicamente com Romário.
Neste momento, os três são superados pelos que declaram voto em branco ou nulo (26%), que somados aos indecisos (7%) formam um bloco de sem votos que abrange um terço do eleitorado fluminense.

Na corrida pelo Palácio da Guanabara aparecem ainda Índio (PSD), com 5%, Tarcísio Mota (PSol), com 5%, Pedro Fernandes (PDT), com 3%, Marcelo Trindade (Novo), com 2%, Marcia Tiburi (PT), com 2%, e Dayse Oliveira (PSTU), Wilson Ex Juiz Federal (PSC), Marcia Tiburi (PT), André Monteiro (PRTB) e Luiz Eugenio (PCO), cada um deles com 1%.

Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, a maioria (55%) ainda não tem candidato, e 19% declaram espontaneamente que votarão em branco ou nulo. Foram citados espontaneamente Paes (7%), Romário (5%), Garotinho (4%), Tarcisio (2%), Índio (1%), Pedro Fernandes (1%) e Márcia Tiburi (1%), entre outros que não atingiram 1%.

O ex-governador Anthony Garotinho é o mais rejeitado entre os postulantes ao governo fluminense: 45% não votariam de jeito nenhum no ex-governador. É seguido por Eduardo Paes (em quem 32% não votariam-), Romário (23%), Índio (19%), Tarcísio (10%), Márcia Tiburi (10%), Luiz Eugenio (9%), Marcelo Trindade (9%), Dayse Oliveira (9%), Pedro Fernandes (9%), André Monteiro (8%) e Wilson (7%). Uma parcela de 7% rejeita todos os candidatos, 2% não rejeita nenhum, e 5% não opinaram.