Anastasia segue na liderança por governo de Minas Gerais

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Na primeira pesquisa Datafolha após o início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, Antonio Anastasia (PSDB) segue na liderança, com Fernando Pimentel (PT) em segundo lugar. Em comparação à pesquisa anterior, de agosto, ambos apresentaram oscilações em seus índices de intenção de voto. O tucano passou de 29% para 32% e o petista de 20% para 22%. Anastasia tem o maior tempo de propaganda eleitoral e Pimentel, o segundo.

As intenções de voto nos demais candidatos se mantiveram estáveis: Romeu Zema (NOVO) tem 5% (mesmo índice de agosto), Adalclever Lopes (MDB) que substituiu Marcio Lacerda (PSB) tem 2%, mesmo índice de João Batista Mares Guia (REDE) (tinha 3%). Aparecem com 1%, cada um, Dirlene Marques (PSOL) (tinha 2%), Claudiney Dulim (AVANTE) (mesmo índice anterior) e Jordano Metalúrgico (PSTU) (mesmo índice anterior). Alexandre Flach (PCO) foi citado, mas não alcançou 1%. O índice de eleitores mineiros sem candidato recuou de 38% para 35%, desses, 25% pretendem votar em branco ou nulo, e 10% estão indecisos.

Anastasia alcança índice de intenção de voto mais alto entre os mais ricos (44%), enquanto Pimentel obtém melhor desemepenho entre os mais jovens (33%). Tanto o tucano quanto o petista têm desempenho semelhante tanto na capital quanto no interior.

Nesse levantamento, nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2018, foram realizadas 1.289 entrevistas presenciais com eleitores, em 61 municípios do estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na questão espontânea de intenção de voto, quando não é apresentado cartão com os nomes dos candidatos, Anastasia segue na liderança, com 14% (tinha 6% em agosto), Pimentel alcançou 6% (tinha 2%) e Zema 2% (tinha 1%). Tanto o tucano quanto o petista foram os únicos candidatos a apresentarem crescimento em suas respectivas taxas de intenção de voto. Votos brancos ou nulos somaram 16% (mesmo índice anterior) e não citaram espontaneamente nenhum candidato 56%.

Pimentel segue como o candidato mais rejeitado, com índice de 41% (entre os mais instruídos o índice alcança 61%), Anastasia vem em seguida, com 24% (era 26%). Num patamar de rejeição mais baixo ficaram: Zema, com 16%, Mares Guia, com 14%, Flach, com 13%, Metalúrgico, com 12%, Marques, com 12%, Lopes, com 11% e Dulim, com 11%. Uma parcela de 9% rejeita todos os candidatos, 4% não rejeitam nenhum e 11% não opinaram.

Quanto à decisão do voto para governador, a metade dos eleitores mineiros que já tem candidato ou que votariam em branco ou nulo (51%) declarou que ainda pode mudar seu voto até o dia da eleição e a outra metade (48%) declarou estar totalmente decidida em quem vai votar no dia 07 de outubro.

Os eleitores de Anastasia estão mais decididos a votar no tucano do que os eleitores de Pimentel no petista. Entre os eleitores de Anastasia, 49% declararam estar totalmente decididos a votar no ex-governador e 51% que ainda podem mudar de voto. Já, entre os eleitores de Pimentel, 40% estão totalmente decididos a votar no atual governador e 59% ainda têm dúvidas.

Dilma lidera disputa pelo Senado

Na primeira pesquisa Datafolha, após o início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, Dilma Rousseff (PT) segue na liderança para uma das duas vagas ao Senado, com 26% das intenções de voto, em agosto, a ex-presidente tinha 25%.

Num patamar mais baixo de intenção de voto aparecem os candidatos Jornalista Carlos Viana (PHS), com 11% (mesmo índice anterior), Rodrigo Pacheco (DEM), com 9% (tinha 6%), Coronel Lacerda (PPL), com 8% (mesmo índice anterior), Dinis Pinheiro (SD), com 7% (tinha 5%), Rodrigo Paiva (NOVO), com 6% (mesmo índice anterior), Professor Tulio Lopes (PCB), com 6% (tinha 8%), Jaime Martins (PROS), com 5% (tinha 6%) e Bispo Damasceno (PPL), com 5% (tinha 7%).

Com índices mais baixos ficaram os candidatos Vanessa Portugal Barbosa (PSTU), com 4% (tinha 6%), Ana Alves (PCO), com 4% (tinha 5%), Miguel Correa (PT), com 4% (substituiu Jorge Luna), Kaka Menezes (REDE), com 2% (mesmo índice anterior) e com 1%, cada um, Edson Andre P (AVANTE) (tinha 2%) e Duda Salabert (PSOL) (mesmo índice anterior). Para a primeira vaga ao Senado, uma parcela de 25% dos eleitores declarou que pretende votar em branco ou nulo (era 24%) e 15% estão indecisos (era 13%). Já, para a segunda vaga, 36% pretendem votar em branco ou nulo (era 40%) e 25% estão indecisos (era 23%).

Fábio Cherem (PDT) não participou do levantamento, pois seu nome não constava no site do TSE no dia em que o Datafolha registrou a pesquisa (dia 31 de agosto). O candidato do PDT substituiu Jaime Martins (PROS).

Dilma Rousseff é a candidata mais lembrada entre os eleitores de Fernando Pimentel (53%) e entre os eleitores de Antonio Anastasia (20%). Seu desempenho é mais alto no interior (28%) do que na capital (21%).