Cresce vantagem de Paulo Câmara na disputa por governo de Pernambuco

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

O atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), aumentou a vantagem sobre Armando Monteiro (PTB) na disputa pelo comando do estado após o início do horário eleitoral nos meios eletrônicos. Na comparação com pesquisa realizada entre os dias 20 e 21 de agosto, o pessebista avançou de 30% para 34% nas intenções de voto, enquanto seu principal adversário, no mesmo período, oscilou de 24% para 25%.

A disputa pelo governo pernambucano traz ainda Julio Losso (Rede), com 2%, Mauricio Rands (PROS), também com 2%, e Ana Patricia Alves (PCO), Simone Fontana (PSTU) e Dani Portela (PSOL), com 1% cada.

Apesar de leve recuo, a disposição em votar em branco ou nulo segue em patamar elevado: 26% apontam essa opção na disputa pelo governo. A parcela de eleitores indecisos se manteve em 6%.

Para esta pesquisa foram ouvidos 1229 eleitores em 50 municípios de Pernambuco. A margem de erro para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Câmara mantém vantagem acima da média entre os eleitores mais jovens (43%, contra 24% de Monteiro), apesar de recuo de cinco pontos nessa distância (43% a 19% na pesquisa anterior). Na faixa seguinte, que abrange eleitores de 25 a 34 anos, o governador cresceu oito pontos (de 30% para 38%), enquanto seu oponente mais próximo perdeu cinco (de 25% para 20%). Entre os eleitores com curso superior, o candidato do PSB ganhou oito pontos (de 26% para 34%), enquanto o petebista ganhou quatro (de 22% para 26%). No eleitorado com renda de 5 a 10 salários, em que Monteiro aparecia com 37% na pesquisa anterior, com vantagem numérica sobre Câmara (28%), a situação agora é inversa, com o candidato do PSB na frente (31% a 19%). O pessebista também ganhou terreno nos pequenos municípios, com até 50 mil habitantes, onde passou de 29% para 38%, enquanto seu principal adversário oscilou de 27% para 25%.

Entre os eleitores pernambucanos que optaram por alguma das candidaturas para governador ou sinalizaram voto em branco ou nulo, 57% estão totalmente decididos sobre essa escolha. Os homens estão mais convictos de seu voto do que as mulheres (66% a 49%, respectivamente). Os mais jovens têm o menor grau de certeza (40%, contra índices de pelo menos 55% nas demais faixas etárias). Entre os eleitores de Câmara, 56% estão totalmente decididos, índice similar ao verificado entre quem vota em Monteiro (57%). Na parcela que vota em branco ou nulo, 62% estão plenamente convictos sobre essa decisão.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Câmara avançou seis pontos (de 10% para 16%), e o ex-senador Armando Monteiro cresceu de 6% para 9%. A taxa dos que não souberam declarar de forma espontânea em quem irão votar para governador caiu de 51% para 46% desde a segunda quinzena de agosto, e as declarações espontâneas de voto em branco ou nulo recuaram de 25% para 19% no mesmo intervalo. As menções aos demais candidatos não atingem 1%.

O atual chefe do executivo pernambucano ainda é o mais rejeitado entre os postulantes ao Palácio das Princesas: 32% não votariam de jeito nenhum em Câmara, resultado similar ao de agosto (31%). Na sequência aparecem Simone Fontana (rejeitada por 25%, índice superior aos 17% verificado no último levantamento), Julio Lossio (24% de rejeição, ante 16% no último levantamento), Dani Portela (25%, ante 23% em agosto), Mauricio Rands (23%, ante 18% em agosto), Armando Monteiro (23%, ante 21% em agosto} e Ana Patricia Alves (23%, também acima dos 17% da última pesquisa). Uma parcela de 12% rejeita todos os candidatos que disputarão o governo estadual (eram 14% em agosto), e 2% não rejeitam nenhum, além de 9% que preferiram não opinar sobre o tema.

Cresce vantagem de Jarbas na disputa por Senado, e empate por segunda vaga persiste

A disputa pelas duas vagas ao Senado por Pernambuco mostra aumento da vantagem de Jarbas (MDB), que cresceu de 34% para 38% das intenções de voto, e a manutenção da disputa apertada entre Humberto Costa (PT), que tem 28%, e Mendonça Filho (DEM), que aparece com 27%. Na pesquisa realizada após a oficialização das candidaturas, em agosto, ambos tinham 25%.
Na concorrência para representar Pernambuco no Senado aparecem ainda Silvio Costa (Avante), com 10%. Bruno Araujo (PSDB), com 6%, Pastor Jairinho (Rede), com 5%, Adriana Rocha (Rede), com 3%, Helio Cabral (PSTU), com 2%, e Lidia Brunes (PROS), Eugenia (PSOL) e Albanise (PSOL), com 1% cada. O candidato Alex Rola (PCO) não atingiu 1%.

Entre os eleitores de Paulo Câmara, o ex-governador Jarbas Vasconcelos teria 50% dos votos para uma vaga no Senado, ante 38% e Costa e 37% de Mendonça. Na fatia do eleitorado que vota em Monteiro, Jarbas (47%), Mendonça (35%) e Humberto Costa (31%) também se destacam. No grupo que votará em branco ou nulo para governador, 19% declaram voto em no candidato do MDB para o senado, 14% votariam no nome do PT, e 10% escolheriam o candidato do DEM. A parcela de pernambucanos que declara ter o PT como partido preferido abrange 39% do eleitorado do estado, e entre eles Jarbas (42%) e Costa (42%) são os candidatos a senador preferidos, com Mendonça na sequência (25%).

Uma fatia de 22% declarou que irá votar em branco ou nulo para a primeira opção para o Senado, e 38% farão o mesmo para a segunda opção. Além disso, 7% estão indecisos para a primeira vaga para senador, e 10%, para a segunda vaga. O total de intenções de voto nos candidatos, em branco ou nulo e de indecisos, na disputa pelo Senado, soma 200%, já que os eleitores terão que preencher as duas posições disponíveis.