Em Pernambuco, Armando Monteiro cresce e empata com Paulo Câmara

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A menos de 20 dias do 1º turno, a disputa pelo governo de Pernambuco ganhou nova dinâmica com o acirramento entre Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB), empatados tecnicamente com 35% e 31% das intenções de voto, respectivamente. Únicos nomes a ultrapassar a barreira dos 5%, Câmara e Monteiro polarizam a corrida pelo Palácio das Princesas. Na primeira pesquisa feita após o registro das candidaturas, entre 20 e 21 de agosto, o atual governador aparecia com 30% das intenções de voto, contra 24% do oponente. Na sondagem posterior, na primeira semana de setembro, o senador petebista viu seu adversário abrir vantagem de nove pontos (34% a 25%), distância revertida parcialmente agora, com o crescimento de seis pontos de Monteiro.

A disputa pelo governo pernambucano traz ainda Julio Lossio (Rede), com 3%, Mauricio Rands (PROS), com 2%, Ana Patricia Alves (PCO), também com 2%, e Simone Fontana (PSTU) e Dani Portela (PSOL), com 1% cada.

Um em cada cinco eleitores (19%) segue disposto a votar em branco ou nulo, índice menor do que o registrado no levantamento anterior (26%). A parcela de eleitores indecisos se manteve em 6%.

Para esta pesquisa foram ouvidos 1232 eleitores em 50 municípios de Pernambuco. A margem de erro para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O atual governador leva vantagem sobre Monteiro no conhecimento sobre o número de urna: 43% de seus eleitores mencionam corretamente o número de Câmara, ante 32% de taxa de acerto entre quem vota no candidato do PTB.

Em Pernambuco, 59% dos eleitores já estão totalmente decididos sobre seu voto para governador. No eleitorado de Câmara, a taxa de convicção fica em 63%, e entre aqueles que preferem Monteiro fica em 55%.

Câmara e Monteiro também são os mais lembrados como segunda opção de voto. De forma geral, 27% dos que não estão totalmente decididos apontam o senador do PTB como o candidato com mais chances de receber seu voto se mudassem de ideia. O atual governador é apontado como alternativa por 24%, e 20% declaram que provavelmente migrariam para o voto em branco ou nulo.
Na consulta espontânea, quando o cartão com os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Câmara tem 19% das menções (tinha 16% na pesquisa anterior), e Armando, 13% (tinha 9%). Uma parcela de 39% não sabe citar um nome para a eleição para governador, e 19% declaram voto em branco ou nulo. As menções aos demais candidatos não atingem 1%.

À frente do comando do estado enquanto tenta a reeleição, Câmara é rechaçado por 31% dos eleitores pernambucanos, que não votariam nele de jeito nenhum (oscilação negativa em relação aos 32% do último levantamento). Sua rejeição está no mesmo patamar da registrada para Simone Fontana (33%), Dani Portela (32%), Lossio (31%), Ana Patricia (30%) e Rands (29%). Apenas Armando Monteiro tem rejeição mais baixa (23%, estável na comparação com a pesquisa anterior).

Eventual disputa de segundo turno entre Câmara e Monteiro mostra empate entre os concorrentes (42% a 39%), com 15% optando pelo voto em branco ou nulo e 4% indecisos.