Eliana Pedrosa se isola na liderança da disputa por governo do DF

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Pesquisa Datafolha mostra que a disputa pelo governo do Distrito Federal segue acirrada, com a candidata Eliana Pedrosa (PROS), pela primeira vez, isolada na liderança. Pedrosa passou de 18%, no levantamento do dia 06, para 20%, e se distanciou dos demais concorrentes. Alberto Fraga (DEM), Ibaneis (MDB), os candidatos com os maiores tempos de propaganda no horário eleitoral, Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogério Rosso (PSD) estão tecnicamente empatados e disputam o segundo lugar.

Alberto Fraga foi de 8%, em agosto, para 10%, na primeira semana de setembro, e agora alcança 14% - em relação à Pedrosa, o democrata está no limite máximo da margem de erro, por essa razão é baixa a probabilidade de estar tecnicamente empatado com a candidata do PROS. Já, Ibaneis tinha 2%, em agosto, 4% na primeira semana de setembro, e agora chega a 13%. No período, Rollemberg oscilou negativamente, tinha 14% em agosto, 15% na primeira semana de setembro e agora 12%. Enquanto Rosso passou de 13%, em agosto, para 12% no início de setembro e agora, 11%.

A seguir aparecem General Paulo Chagas (PRP), com 5% (tinha 3%), Miragaya do PT (PT), com 3% (mesmo índice anterior), Fátima Sousa (PSOL), com 2% (tinha 3%) e Alexandre Guerra (NOVO), com 2% (tinha 3%). Renan Rosa (PCO) e Guillen (PSTU) foram citados, mas não alcançaram 1%. Uma parcela de 18% dos eleitores do Distrito Federal ainda não tem candidato (era 29%), desses, 14% pretendem votar em branco ou anular o voto (era 21%) e 4% estão indecisos (era 8%).

Nesse levantamento, nos dias 18 e 19 de setembro de 2018, foram realizadas 914 entrevistas presenciais com eleitores de todas as regiões do Distrito Federal. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Restando um pouco mais de duas semanas para o primeiro turno, a maioria dos eleitores que já tem algum candidato ou que pretende anular o voto não soube informar o número do candidato. De maneira geral, as taxas de desconhecimento são próximas entre os eleitores dos candidatos mais bem colocados na pesquisa, sendo um pouco mais alta entre os eleitores de Rollemberg.
Entre os eleitores de Pedrosa, 66% não sabem o número da candidata, 31% informaram corretamente o número e 3% informaram equivocadamente seu número. Entre os eleitores de Fraga, 64% não sabem o número do candidato, 32% informaram corretamente o número e 4% informaram equivocadamente o número. Entre os eleitores de Ibaneis, 62% não sabem o número do candidato, 34% informaram corretamente o número e 4% informaram equivocadamente o número. Já, entre os eleitores de Rollemberg, 70% não sabem o número do candidato, 28% informaram corretamente o número e 2% informaram equivocadamente o número. Por fim, entre os eleitores Rosso, 68% não sabem o número do candidato, 28% informaram corretamente o número e 4% informaram equivocadamente o número.
Da parcela de eleitores que têm algum candidato ou que pretendem votar branco ou nulo, a metade (50%) declarou que até o dia 07 de outubro ainda pode mudar de voto. Já, 50% estão totalmente decididos e não vão mudar o voto - esse índice sobe para 60% entre os que pretendem votar em branco ou anular. O índice de decisão do voto é mais alto entre os eleitores de Fraga (59%) do que entre os eleitores de seus concorrentes: Ibaneis (50%), Rollemberg (47%), Pedrosa (45%) e Rosso (39%).

Na situação do eleitor mudar de candidato, três candidatos dividem a preferência, são eles: Pedrosa, com 16% de menções, Fraga, com 16% e Rosso, com 13%. Num patamar mais baixo aparecem: Rollemberg (8%) e Ibaneis (9%). Uma parcela de 7% declarou que nessa situação anularia o voto e 7% não sabem em quem votar.

Entre os eleitores de Pedrosa, Fraga é o favorito como 2ª opção, com 28% de menções. Entre os eleitores de Fraga, Pedrosa é a favorita como 2ª opção, com 30% de menções. Já, entre os eleitores de Ibaneis, Pedrosa (17%) e Rosso (16%) são os preferidos como 2ª opção. Entre os eleitores de Rollemberg, a 2ª opção favorita são Rosso (22%) e Pedrosa (19%), por fim, entre os eleitores de Rosso, Pedrosa (30%) é a favorita.

Na questão espontânea de intenção de voto, quando não é apresentado cartão com os nomes dos candidatos, nova situação de empate técnico, com Pedrosa numericamente à frente. A candidata do PROS tem 11% de menções (tinha 8% na primeira semana de setembro), ante 10% de Fraga (tinha 6%), 8% de Rollemberg (tinha 9%) e 7% de Ibaneis (tinha 2%). Dentro do limite máximo da margem de erro, com baixa probabilidade de estar empatado com Pedrosa, aparece Rosso, com 5% (tinha 4%), e com índices mais baixos, Miragaya do PT (2%), Guerra (2%) e Chagas (1%). Outras respostas somam 7%, brancos ou nulos 11% (era 15%) e 35% não citaram nenhum nome espontaneamente (era 47%).

Com relação à rejeição dos candidatos, Rollemberg segue como o candidato mais rejeitado, 52% dos eleitores do Distrito Federal declararam que não votariam de jeito nenhum no atual governador (era 48% na primeira semana de setembro). Num patamar abaixo ficaram Miragaya do PT, com 34% de menções (tinha 23%), Pedrosa, com 30% (tinha 25%), Fraga, com 29% (tinha 31%) e Rosso, com 26% (tinha 22%). Com índices mais baixos aparecem: Sousa, com 22% (tinha 18%), Chagas, com 20% (tinha 17%), Guilen, com 18% (tinha 13%), Rosa, com 18% (tinha 15%), Guerra, com 18% (tinha 15%) e Ibaneis, com 17% (tinha 15%). Uma parcela de 5% rejeita todos os candidatos (era 6%), 1% não rejeita nenhum (era 3%) e 3% não opinaram (era 6%).