Câmara sobe e abre vantagem sobre Armando Monteiro em Pernambuco

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

O governador Paulo Câmara (PSB) avançou de 35% para 38% na preferência dos eleitores pernambucanos e voltou a abrir vantagem sobre Armando Monteiro (PTB), que oscilou de 31% para 30% em relação a levantamento realizado na última semana. O crescimento do governador e a estagnação do senador petebista mudam, novamente, o panorama da disputa pelo Palácio das Princesas.

No início da campanha, na segunda quinzena semana de agosto, a vantagem de Câmara sobre Armando era de seis pontos (30% a 24%), e se ampliou ainda mais no início de setembro (34% a 25%). Em levantamento realizado entre 18 e 19, na semana passada, o petebista havia reagido e alcançado o empate (35% a 31% para Câmara). Com a nova alta, o governador parte para a última semana de campanha do 1º turno como líder.

Com o crescimento do candidato do PSB, ganha relevância o desempenho dos demais candidatos, que, junto com os votos em branco e nulos, irão determinar se haverá ou não segundo turno na eleição pernambucana. Além de Câmara e Monteiro, a corrida eleitoral no estado traz também Mauricio Rands (PROS), com 3%, Julio Lossio (Rede), também com 3%, Dani Portela (PSOL), com 2%, e Ana Patricia Alves (PCO) e Simone Fontana (PSTU), ambas com 1%.

O candidato do PTB empata com o atual governador entre os mais escolarizados (34% para Monteiro, 33% para Câmara) e fica à frente entre os mais ricos, com renda mensal superior a 10 salários (50% a 14%). Nos demais segmentos, o candidato do PSB lidera.

A fatia dos que pretendem votar em branco ou nulo abrange 16% do eleitorado (19% no levantamento anterior), e 6% estão indecisos (estável).

Para esta pesquisa foram ouvidos 1.302 eleitores em 55 municípios de Pernambuco. A margem de erro para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.