Ibaneis atinge 32% e amplia liderança na disputa por governo do DF

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A três dias do 1º turno, Ibaneis (MDB) se consolida na liderança da corrida eleitoral para o governo do Distrito Federal. Em comparação ao levantamento anterior, do dia 28 de setembro, o emedebista ampliou sua vantagem sobre os demais candidatos e cresceu de 24% para 32%. Desde o início de setembro a intenção de voto em Ibaneis vem crescendo: era 2%, em agosto, 4% no início de setembro, 13% na terceira semana de setembro e 24% na semana passada.

A disputa pelo segundo lugar segue acirrada, com três candidatos tecnicamente empatados: Eliana Pedrosa (PROS) pelo segundo levantamento consecutivo recuou e tem 14% das intenções de voto (tinha 16% na semana passada e 20% há duas semanas), enquanto Rodrigo Rollemberg (PSB) oscilou de 12% para 11% e Rogerio Rosso (PSD), de 8% para 10%. No período, Alberto Fraga (DEM) oscilou novamente para baixo e tem 7% (tinha 10% na semana passada e 14% há duas semanas).

Com índices mais baixos aparecem Fátima Sousa (PSOL), com 5% (tinha 2%), General Paulo Chagas (PRP), com 4% (mesmo índice anterior), e com 3%, cada um, Júlio Miragaya (PT) (mesmo índice anterior) e Alexandre Guerra (NOVO) (mesmo índice anterior). Renan Rosa (PCO) e Guillen (PSTU) foram citados, mas não alcançaram 1% de menções. Uma parcela de 10% dos eleitores do Distrito Federal ainda não tem candidato (era 18%), desses, 6% pretendem votar em branco ou anular o voto (era 13%) e 4% estão indecisos (era 5%).

Nesse levantamento, nos dias 03 e 04 de outubro de 2018, foram realizadas 1.512 entrevistas presenciais com eleitores de todas as regiões do Distrito Federal. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.