Câmara tem 52% dos válidos em disputa por governo de Pernambuco

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

O governador Paulo Câmara (PSB) voltou a crescer na preferência do eleitorado e atingiu 42% das intenções de voto, abrindo 14 pontos percentuais de vantagem sobre Armando Monteiro (PTB), segundo candidato mais bem colocado na corrida pelo Governo de Pernambuco, que aparece agora com 28%. Na pesquisa realizada na última semana, entre os dias 26 e 28, o atual governador tinha 38%, e o petebista, 30%.

A disputa em Pernambuco traz ainda Mauricio Rands (PROS), Julio Lossio (Rede) e Portela (PSOL), com 3% cada um, e Ana Patricia Alves (PCO) e Simone Fontana (PSTU), ambas com 1%. A fatia dos que pretendem votar em branco ou nulo abrange 15% do eleitorado (16% no levantamento anterior), e 4% estão indecisos (eram 6%).

Na última semana, a candidatura de Câmara cresceu com mais intensidade na faixa de eleitores de 45 a 59 anos (de 36% para 47%), na parcela dos menos escolarizados (de 40% para 48%), e entre os mais ricos (de 14% para 34%). Na faixa de renda familiar de 5 a 10 salários, o candidato do PSB perdeu terreno (caiu de 46% para 36%), enquanto o petebista subiu (de 23% para 32%).

Com 52% dos votos válidos a três dias da eleição, Câmara pode conseguir a reeleição sem precisar enfrentar um 2º turno. Seu adversário mais próximo, Armando Monteiro, aparece com 35% dos válidos, e na sequência surgem Lossio (4%), Dani Portela (4%), Rands (3%) e Ana Patrícia (2%) e Simone Fontana (1%). A contabilidade dos válidos inclui somente votos nominais, ou seja, exclui, brancos, nulos e indecisos. À apuração e divulgação do resultado oficial das eleições, pela Justiça Eleitoral, leva em conta somente esses votos válidos. Para vencer no 1º turno, um candidato precisa de 50% dos válidos mais um voto.

Para esta pesquisa foram ouvidos 1.482 eleitores em 59 municípios de Pernambuco. A margem de erro para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.