Doria lidera na véspera da eleição; diferença entre Skaf e França cai

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Na véspera da eleição do 1º turno para governador de São Paulo, João Doria (PSDB) tem 33% dos votos válidos (tinha 32%) e se a eleição fosse hoje, o tucano iria em primeiro lugar para o 2º turno das eleições. Doria liderou desde o início a disputa para o Palácio dos Bandeirantes e em alguns momentos dividiu a liderança com o Paulo Skaf (MDB), mas na última semana se distanciou do emedebista. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Em comparação ao levantamento do dia 04 de outubro, Skaf oscilou de 27% para 26% dos votos válidos e viu sua vantagem para Marcio França (PSB) recuar para 6 pontos, o patamar mais baixo.

No período, o índice de intenção de voto no governador passou de 19% para 20%. A seguir num patamar mais baixo ficaram Luiz Marinho (PT) (8%), Major Costa e Silva (DC) (4%), Professora Lisete (PSOL) (3%), Rogerio Chequer (NOVO) (2%) e Rodrigo Tavares (PRTB) (2%), entre outros com 1% ou menos.

Na contabilidade do total de votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Doria tem 27% (tinha 26%), Skaf, 21% (tinha 22%) e França, 16% (mesmo índice anterior). Com índices mais baixos aparecem: Marinho (6%), Costa e Silva (4%), Chequer (2%) e Lisete (2%), entre outros com 1% ou menos. Brancos e nulos somam 10% (era 11%) e indecisos, 9% (era 8%).

O índice de menções corretas do número do candidato é mais alto entre os eleitores de França (53%) e de Doria (46%) e mais baixo entre os eleitores de Skaf (30%).

Nesse levantamento, nos dias 05 e 06 de outubro de 2018, foram realizadas 4.506 entrevistas presenciais com eleitores, em 68 municípios do estado de São Paulo. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.