Câmara está no limite para vencer no 1º turno

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Com 52% das intenções de votos válidos, o governador Paulo Câmara (PSB) chega à véspera do 1º turno com chance de encerrar a eleição já neste domingo. Pela margem de erro do levantamento, o atual governador tem entre 50% e 54% dos válidos. Seu adversário mais próximo é Armando Monteiro (PTB), que tem 35% dos válidos. Para vencer a eleição no 1º turno, o candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais um. Essa contagem exclui as opções de voto em branco ou nulo, e é dessa maneira que a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado oficial das eleições.

A corrida pelo governo pernambucano traz ainda Dani Portela (PSOL), com 4% das intenções de votos válidos, Mauricio Rands (PROS) e Julio Lossio (Rede), ambos com 3%, e Simone Fontana (PSTU) e Ana Patricia Alves (PCO), com 1% cada.

No total de votos, com brancos, nulos e indecisos inclusos, Câmara tem 42%, e Monteiro, 28%. Em um patamar mais baixo aparecem Portela (4%), Lossio (3%), Rands (3%), Fontana (1%) e Alves (1%). Uma fatia de 14% pretende votar em branco ou anular o voto, e 4% ainda estão indecisos.

Para esta pesquisa foram ouvidos 2.674 eleitores em 59 municípios de Pernambuco. A margem de erro para o total da amostra é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os eleitores do atual governador, 62% sabem seu número de urna (eram 51% há três dias), e entre quem vota em Câmara o índice de conhecimento fica em 46% (eram 38%).