Descrição de chapéu Eleições 2018

Paes tem 27% dos válidos e espera adversário do 2º turno

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Na véspera do primeiro turno, o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM) lidera a disputa pelo governo fluminense com 27% das intenções dos votos válidos, marca que garantiria a ele, hoje, uma vaga no 2º turno. A disputa pela segunda vaga segue aberta, com quatro candidatos separados por quatro cinco percentuais. Com 17% dos votos válidos, Romário (Podemos) chega ao dia anterior à votação com oscilação negativa na comparação com pesquisa realizada há três dias, quando tinha 19%. No mesmo período, Wilson Witzel (PSC) cresceu de 11% para 17%, e Indio (PSD) oscilou de 12% para 13%. O percentual do candidato do PSD o coloca empatado tecnicamente com Tarcísio Motta (PSOL), que oscilou de 11% para 12%.

A concorrência pelo Palácio da Guanabara inclui ainda Pedro Fernandes (PDT), com 6%, Marcia Tiburi (PT), com 4%, e Marcelo Trindade (Novo), com 2%, e André Monteiro (PRTB) com 1%. Os candidatos Dayse de Oliveira (PSTU) e Luiz Eugenio (PCO) não pontuaram.

Na contabilidade de votos válidos são excluídos os brancos, nulos e indecisos, e considerados só os votos nominais. O resultado oficial da eleição divulgado pela Justiça Eleitoral considera somente os percentuais de votos válidos de cada candidato, sem brancos e nulos.

Nos votos totais, o candidato do DEM tem 23%, contra 15% de Romário, 14% de Witzel, 11% de Indio, 10% de Tarcísio, 5% de Fernandes, 3% de Tiburi, e 1% de Trindade e Monteiro, com os demais abaixo de 1%. Pretendem votar em branco ou nulo 10%, e 4% estão indecisos.

A indefinição do cenário no Rio é amplificado pela situação da candidatura de Anthony Garotinho (PRP), que foi impugnado mas permanece com o nome na urna eletrônica. Seus votos serão anulados, ou seja, não entrarão na contagem de votos válidos feito pela Justiça Eleitoral.

Projeção de cenário similar, como o nome do candidato do PRP disponibilizado aos eleitores mas suas intenções de voto incorporadas aos nulos, junto com votos em branco, mostra Paes com 24% do total de votos, seguido por Witzel (14%), Romário (13%), Indio (10%), Tarcísio (10%), Pedro Fernandes (4%), Tiburi (3%) e Trindade (1%), com os demais abaixo de 1%. Brancos e nulos vão a 16%, e 4% estão indecisos. Nos votos válidos, esse cenário traz o candidato do DEM com 29%, e na sequência aparecem Witzel (18%), Romário (16%), Tarcísio (13%), Indio (12%), entre outros.

Para este levantamento foram entrevistados 2.667 eleitores em 68 cidades do Rio de Janeiro. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.