Kalil lidera com 56% em Belo Horizonte

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A primeira pesquisa Datafolha, após o registro das candidaturas para prefeito, mostra Alexandre Kalil (PSD), candidato à reeleição, na liderança da disputa eleitoral para à prefeitura de Belo Horizonte, com 56% das intenções de voto.

Num patamar de intenção de voto mais baixo aparecem: João Vitor Xavier (Cidadania), com 6%, Áurea Carolina (PSOL), com 3%, Bruno Engler (PRTB), com 3%, Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), com 2%, Rodrigo Paiva (Novo), com 2%, Nilmário Miranda (PT), com 2%, e com 1%, cada um, Cabo Xavier (PMB), Marilia Domingues (PCO), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Fabiano Cazeca (PROS) e Wanderson Rocha (PSTU).

Foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de voto os candidatos: Luisa Barreto (PSDB), Wadson Ribeiro (PCdoB) e Lafayette Andrada (Republicanos). Uma parcela de 13% declarou que pretende votar em branco ou nulo e 7% estão indecisos.

Kalil lidera em todos os segmentos sociodemográficos e obtém índice de intenção de voto mais alto entre os que aprovam a sua gestão (78%) e entre os que aprovam o desempenho da administração municipal no enfrentamento da pandemia (71%). Já, João Vitor Xavier tem índice de intenção voto mais alta entre os que reprovam o governo Kalil (17%) e entre os que reprovam o desempenho do governo Kalil no combate à pandemia (17%).

Nesse levantamento, nos dias 05 e 06 de outubro de 2020, foram realizadas 800 entrevistas presenciais, com eleitores da cidade de Belo Horizonte de 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Na pergunta espontânea de intenção de voto, quando não se apresenta o cartão com os nomes dos candidatos, Kalil é o mais lembrado, com 37%. Com índices mais baixos aparecem: Áurea Carolina, com 2%, e com 1%, cada um, João Vitor Xavier, Rodrigo Paiva, Nilmário Miranda e Bruno Engler. Outros nomes somados alcançam 4%, brancos ou nulos, 10%, indecisos, 42%, e 1% declarou que não irá votar nas eleições municipais deste ano.