Com 26% das intenções de voto, João Campos lidera em Recife

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

O candidato do PSB, João Campos, lidera a primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito realizada pelo Instituto Datafolha em Recife, com 26% das intenções de voto. A disputa pelo segundo lugar traz um empate entre Marilia Arraes (PT), com 17%, e Mendonça Filho (DEM), com 16%. Na sequência, no limite do empate técnico com o candidato do DEM, aparece Delegada Patrícia (Podemos), que tem 10%.

A corrida eleitoral na capital pernambucana tem ainda Marco Aurelio Meu Amigo (PRTB), com 2%, Coronel Feitosa (PSC) e Carlos (PSL), com 1%, cada, e Thiago Santos (UP), Claudia Ribeiro (PSTU), Charbel (Novo) e Victor Assis (PCO), com menos de 1%. Uma parcela de 21% pretende votar em branco ou nulo, e 5% não opinaram.

O deputado federal João Campos tem vantagem acima da média entre os eleitores com escolaridade fundamental (32%, contra 13% de Mendonça Filho, 11% de Marilia Arraes e 7% de Delegada Patrícia), e enfrenta desvantagem numérica na parcela que estudou até o ensino superior (17%, ante 23% da candidata do PT, 19% do representante do DEM e 12% da candidata do Podemos). No segmento com escolaridade média, Campos tem 26%, Marilia, 18%, Mendonça Filho, 16%, e Delegada Patrícia, 11%.

Os evangélicos são 27% do eleitorado de Recife, e neste segmento Campos aparece com 23% das intenções de voto, seguido por Mendonça Filho (16%), Delegada Patrícia (14%) e Marília Arraes (10%). Entre os católicos, que somam 46% dos eleitores, o candidato do PSB tem 29%, ante 16% da candidata do PT, 16% do nome do DEM, e 9% da candidata do Podemos.

Campos tem intenção de voto acima da média entre quem aprova a gestão do prefeito Geraldo Julio e também na parcela que aprova a administração estadual, de Paulo Câmara - ambos do mesmo partido do candidato, o PSB. Entre os eleitores que avaliam positivamente o atual prefeito de Recife, 39% votariam em Campos, 20%, em Mendonça, e 16%, em Marília. Na parcela que considera o governo de Geraldo Julio regular, o deputado do PSB aparece com 25%, ante 19% da representante do PT, 15% do candidato do DEM e 11% da candidata do Podemos. Entre quem reprova o atual chefe do executivo municipal, os votos se dividem principalmente entre Marília (19%), Mendonça (14%), Delegada Patrícia (14%) e Campos (12%).

Na fatia do eleitorado recifense que aprova o governo Paulo Câmara, Campos tem 39% das intenções de voto, à frente de Mendonça (20%) e Marília Arraes (14%). Entre aqueles que consideram a gestão de Câmara regular, 31% votariam em seu correligionário do PSB, 20% escolheriam a candidata do PT, 15% preferem o nome do DEM, e há 9% que optariam pela candidatura do Podemos. No grupo que reprova o desempenho do atual governador, há empate entre Marília (17%), Mendonça (15%), Delegada Patrícia (14%) e Campos (13%).

Na avaliação de intenção de voto a partir da avaliação do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Mendonça Filho se destaca entre aqueles que aprovam a gestão do presidente: tem 28% nessa parcela do eleitorado, contra 20% de Campos, 12% de Delegada Patrícia e 10% de Marilia Arraes. Entre aqueles que consideram o governo Bolsonaro regular, o candidato do PSB lidera, com 33%, seguido pelos candidatos do DEM (13%), do Podemos (13%) e do PT (12%). No grupo que reprova o desempenho do presidente, Campos (25%) e Marília (25%) são os preferidos, e em patamar mais baixo aparecem Mendonça (11%) e Delegada Patrícia (7%).

O PT é o partido preferido de 23% dos eleitores do Recife, e neste universo 36%, atualmente, declaram voto na petista Marília Arraes. Há 31% de eleitores afinados com o PT que neste momento votariam em João Campos, e Mendonça (9%) e Delegada Patrícia (6%) também ficam com parte desse eleitorado.

Na pesquisa de intenção de voto espontânea, quando os nomes que disputam o cargo de prefeito não são apresentados aos eleitores, 47% não citam nenhum candidato, 18% dizem que irão votar em branco ou nulo, e os mais mencionados são João Campos (9%), Marilia Arraes (8%), Mendonça Filho (5%) e Delegada Patrícia (3%), entre outros com menos de 1%.