Eduardo Paes tem 30% e lidera no Rio

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A primeira pesquisa Datafolha, após o registro das candidaturas para prefeito do Rio de Janeiro, mostra Eduardo Paes (DEM) na liderança da disputa eleitoral para à Prefeitura do Rio de Janeiro, com 30% das intenções de voto. Em segundo lugar, tecnicamente empatados estão Marcelo Crivella (Republicanos), com 14%, a Delegada Martha Rocha (PDT), com 10% e Benedita da Silva (PT) com 8%.

A seguir, com índices de intenção de voto mais baixos ficaram: Renata Souza (PSOL), com 3%, Bandeira de Mello (Rede), com 3%, Cyro Garcia (PSTU), com 2%, e com 1%, cada um, Clarissa Garotinho (PROS), Fred Luz (Novo), Luiz Lima (PSL) e Paulo Messina (MDB). Foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de voto os candidatos Henrique Simonard (PCO), Glória Heloiza (PSC) e Suêd (PMB). Uma parcela de 22% declarou que pretende votar em branco ou nulo e 3% estão indecisos.

Eduardo Paes lidera em todos os segmentos sociodemográficos, com exceção dos evangélicos e dos que estudaram até o ensino fundamental - neste último divide a liderança com Crivella (respectivamente, 24% e 21%). Paes obtém as maiores vantagens sobre Crivella entre os mais jovens (37% a 10%), entre os mais instruídos (36% a 7%), entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 5 a 10 salários mínimos (37% a 6%), entre os católicos (37% a 8%), entre os que reprovam o governo Crivella (35% a 1%), entre os que reprovam o governo Bolsonaro (35% a 4%) e entre os que reprovam a gestão Crivella no combate à pandemia (35% a 1%). Já, Crivella lidera entre os que aprovam o seu governo (65% a 13%) e entre os evangélicos (28% a 19%). Entre os que aprovam o governo Bolsonaro, cabo eleitoral do prefeito, Crivella divide a liderança com Paes (respectivamente, 27% a 23%).