37% dos eleitores não têm interesse na eleição para prefeito em Recife

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Ampla maioria (91%) tem conhecimento de que haverá eleições para prefeito e vereadores em novembro, e 9% não sabiam da votação. Entre os mais jovens, 13% desconheciam que haverá eleição no próximo mês, entre os menos escolarizados esse índice chega a 18%.

Um em cada quatro (26%) eleitor do Recife tem grande interesse na eleição para prefeito, e 28% tem interesse médio. Os demais têm pequeno interesse (7%), nenhum interesse (37%) ou não souberam responder (1%).

Mais eleitores de Marilia Arraes (41%), proporcionalmente, declaram ter grande interesse na eleição. Entre aqueles que declaram voto em João Campos, esse índice fica em 32%, no mesmo patamar dos eleitores de Mendonça Filho (28%) e Delegada Patrícia (29%).

A taxa de desinteresse é mais alta entre mulheres (42%) do que entre homens (32%), e também tem alta variação conforme escolaridade e renda: entre quem estudou até o fundamental, 45% estão desinteressados, ante 40% na parcela que estudou até o ensino médio e 21% entre quem estudou até o ensino superior; entre os mais pobres, com renda familiar de até 2 salários, 42% não têm interesse, índice que cai para 32% na faixa de 2 a 5 salários, e para 16% entre quem mora em domicílio com renda de 5 a 10 salários.

O interesse pela eleição para vereador traz números parecidos: 24% têm muito interesse, 28%, interesse médio, 10%, pequeno interesse, 36% não têm interesse e 2% não opinaram.