Interesse pela eleição aumenta em SP

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Uma parcela de 11% dos eleitores da cidade de São Paulo não sabe que haverá eleição para prefeito em novembro, índice ligeiramente mais baixo do que o registrado em pesquisa realizada entre 21 e 22 de setembro, quando 14% não sabiam da votação. Entre os mais jovens, na faixa de 16 a 24 anos, o índice de desconhecimento caiu de 35% para 24%, mas ainda se mantém acima da média.

Ainda na comparação com setembro, subiu de 30% para 37% o índice de eleitores paulistanos que têm grande interesse pela eleição para prefeito. No mesmo período, a taxa de interesse médio passou de 31% para 28%, a de pequeno interesse se manteve em 6%, e a de desinteresse caiu de 33% para 29%.

Na parcela de potenciais eleitores de Celso Russomanno, 30% estão muito interessados na disputa, e outros 30%, nada interessados. Entre quem indica voto em Bruno Covas (PSDB), esses índices ficam em 39% e 23%, respectivamente. Entre os que declaram voto em Boulos, a taxa de grande interesse é de 72%, e a de desinteresse fica em 5%. No eleitorado que pretende votar em Marcio França (PSB), 37% demonstram muito interesse pela disputa pela prefeitura, e 22%, nenhum interesse.

A eleição para a Câmara de Vereadores atrai grande interesse de 27% dos eleitores, índice também superior ao registrado em setembro (22%). Uma parcela de 29% tem interesse médio, há 9% com pouco interesse e 33% não estão interessados.
Um eleitor em cada quatro (26%) se sente muito seguro em ir votar no dia 15 de novembro, índice similar ao registrado em setembro (24%). A fatia dos que se sentem um pouco seguros é de 46% (eram 42%), e 28% estão inseguros (eram 34%).

Entre os mais pobres, com renda familiar de até 2 salários, 35% se mantêm inseguros de ir votar. Entre quem tem renda familiar de 2 a 5 salários, esse índice recua para 27%, e entre os mais ricos é ainda baixo (17% na faixa de renda de 5 a 10 salários e 16% na faixa acima disso).

O medo de contaminação pelo coronavírus pode levar 21% dos paulistanos a deixarem de votar no próximo dia 15 de novembro, índice estável na comparação com o levantamento realizado em setembro.