Kalil tem imagem mais positiva em BH

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

O Datafolha apresentou dez aspectos e pediu para os entrevistados informarem qual dos candidatos da lista de nomes mais se destaca, e de maneira geral, Alexandre Kalil (PSD) é o mais citado na maioria dos aspectos.

Nesse levantamento, nos dias 03 e 04 de novembro de 2020, foram realizadas 868 entrevistas presenciais, com eleitores da cidade de Belo Horizonte de 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Quando questionados qual dos candidatos é o mais preparado, em geral, para ser prefeito de Belo Horizonte, Kalil é o mais citado, com 67% das menções. Ele é seguido por João Vitor Xavier (Cidadania), com 6%, Áurea Carolina (PSOL), com 3%, Bruno Engler (PRTB), com 3%, Nilmário Miranda (PT), com 2%, entre outros candidatos menos citados. Para 7%, nenhum candidato é o mais preparado e 7% não opinaram.

Kalil é líder quando a pergunta é qual dos candidatos é o mais realizador, com 61% das menções. Com índices mais baixos estão: João Vitor Xavier (4%), Áurea Carolina (3%), Bruno Engler (2%) e Nilmário Miranda (2%), entre outros candidatos menos citados. Para 8%, nenhum candidato se destaca e 14% não opinaram.

Kalil também é o mais citado quando a pergunta é qual dos candidatos é o mais preparado para combater a pandemia de coronavírus, com 63% das menções. A seguir estão: João Vitor Xavier (4%), Engler (3%) e Carolina (2%), entre outros candidatos menos citados. Para 10%, nenhum candidato se destaca e 10% não opinaram.

O mesmo ocorre para qual é o candidato mais preparado para cuidar da área da saúde, da área do transporte, da educação, qual é o mais honesto e o que se eleito mais defenderá os pobres e os ricos.

Para 53%, Kalil é o candidato mais preparado para cuidar da área da saúde e com índices mais baixos aparecem: João Vitor Xavier (7%), Carolina (4%), Engler (2%) e Miranda (2%), entre outros candidatos menos citados. Uma fração de 9% declarou que nenhum candidato se destaca e 15% não opinaram.

Para cuidar do transporte, 50% avaliam que Kalil é o melhor e com índices mais baixos aparecem: João Xavier (7%), Carolina (3%), Engler (3%) e Miranda (2%), entre outros candidatos menos citados. Uma fração de 11% declarou que nenhum candidato se destaca e 16% não opinaram.

Para cuidar da área da educação, 47% avaliam que Kalil é o melhor e num patamar mais baixo estão: Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) (8%), Carolina (7%), João Vitor Xavier (5%), Engler (3%), Miranda (2%) e Luisa Barreto (PSDB) (2%), entre outros candidatos menos citados. Uma parcela de 9% declarou que nenhum candidato se destaca e 14% não opinaram.

No quesito honestidade, 47% avaliam que Kalil é o melhor e com índices mais baixos aparecem: João Xavier (4%), Carolina (4%), Engler (3%), Professor Wendel Mesquita (2%) e Miranda (2%), entre outros candidatos menos citados. Um quarto (20%) declarou nenhum e 14% não opinaram.

Quando a pergunta é qual candidato se eleito mais defenderá os pobres, Kalil é o mais citado, com 47% das menções. A seguir estão: Áurea Carolina (7%), João Xavier (6%), Miranda (4%), Bruno Engler (2%) e Professor Wendel Mesquita (2%), entre outros menos citados. Uma parcela de 12% declarou nenhum e 13% não opinaram.

Já, quando a pergunta é qual candidato defenderá os ricos, Kalil também é o mais citado, com 20%. Ele é seguido por João Xavier (9%), Nilmário Miranda (5%), Lafayette Andrada (Republicanos) (4%), Bruno Engler (4%), Cabo Xavier (PMB) (3%) e Rodrigo Paiva (Novo) (3%), entre outros menos citados. Para 6%, todos os candidatos defenderão os ricos, para 5%, nenhum, e um terço (34%) não opinou.

Por fim, no quesito o que mais faz promessas que não pode cumprir, João Vitor Xavier é o mais citado, com 18% das menções. Com índices mais baixos estão: Kalil (11%), Miranda (10%), Andrada (3%), Cabo Xavier (3%), Carolina (2%), Paiva (2%), Engler (2%) e Barreto (2%), entre outros menos citados. Para 12%, todos os candidatos fazem promessas que não podem cumprir, para 3%, nenhum, e 28% não opinaram.