Em BH, Kalil tem 71% dos votos válidos a quatro dias do 1º turno

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A quatro dias do 1º turno das eleições municipais, Alexandre Kalil (PSD), candidato à reeleição, segue na liderança da disputa eleitoral para a Prefeitura de Belo Horizonte, com ampla vantagem sobre os demais candidatos. A intenção de voto no candidato do PSD oscilou de 65%, na semana passada, para 63%, interrompendo uma sequência de alta que vinha desde o primeiro levantamento: tinha 60% nos dias 20 e 21 de outubro e 56% nos dias 05 e 06 de outubro.

Num patamar mais baixo de intenção de voto aparecem: João Vitor Xavier (Cidadania), com 8% (tinha 7%), Áurea Carolina (PSOL), com 6% (tinha 5%), Bruno Engler (PRTB), com 4% (mesmo índice anterior), Nilmário Miranda (PT), com 2% (mesmo índice anterior), Rodrigo Paiva (Novo), com 2% (tinha 1%), e com 1%, cada um, Luisa Barreto (PSDB), Marilia Domingues (PCO), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) e Lafayette Andrada (Republicanos). Foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de voto os candidatos Marcelo Souza e Silva (Patriota), Cabo Xavier (PMB), Wanderson Rocha (PSTU) e Wadson Ribeiro (PCdoB). Fabiano Cazeca (PROS) não foi citado.

Uma parcela de 6% pretende votar em branco ou nulo (era 8%) e indecisos são 4% (mesmo índice anterior) - entre os menos instruídos o índice sobe para 9%.

Kalil lidera em todos os segmentos sociodemográficos e sua intenção de voto é homogênea entre os segmentos.

Nesse levantamento, nos dias 09 e 10 de novembro de 2020, foram realizadas 1.036 entrevistas presenciais, com eleitores da cidade de Belo Horizonte de 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Nos votos válidos, Alexandre Kalil alcança 71%, João Vitor Xavier tem 9%, Áurea Carolina, 7%, Bruno Engler, 4%, Luisa Barreto, 2%, Rodrigo Paiva, 2%, Nilmário Miranda, 2%, e com 1%, cada um, Marilia Domingues, Professor Wendel Mesquita e Lafayette Andrada. Marcelo Souza e Silva, Cabo Xavier, Wanderson Rocha e Wadson Ribeiro foram citados, mas não alcançaram 1%. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulo e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Na pergunta espontânea de intenção de voto, quando não se apresenta o cartão com os nomes dos candidatos, os índices ficaram estáveis, com Kalil mantendo a liderança. O índice menções espontâneas ao atual prefeito recuou de 57% (nos dias 03 e 04 de novembro) para 55%.

Com índices mais baixos estão: João Vitor Xavier, com 5% (tinha 3%), Áurea Carolina, com 5% (tinha 3%), Bruno Engler, com 3% (tinha 2%), Nilmário Miranda, com 1% e Rodrigo Paiva, com 1%. Outros nomes somados alcançam 5% (era 4%), brancos ou nulos são 5% (era 8%) e indecisos são 20% (mesmo índice da pesquisa anterior).