Paes lidera com 40% dos válidos, e Crivella tem 18% no Rio

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Pesquisa Datafolha concluída na véspera da eleição mostra que se a eleição fosse hoje, Eduardo Paes (DEM) iria para o 2º turno, em primeiro lugar, seguido pelo atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos). Líder nas pesquisas durante todo o 1º turno, Paes apresenta intenção de voto estável, com 40% dos votos válidos (tinha 41% no início da semana). Já, Crivella tem 18% dos votos válidos (tinha 17%) e disputou quase todo o 1º turno a segunda posição com Delegada Martha Rocha (PDT) e Benedita da Silva (PT).

Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulo e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Com índices próximos ao do atual prefeito estão as candidatas Martha Rocha, com 13% dos votos válidos (tinha 14%), e Benedita da Silva, com 10% (mesmo índice anterior). Num patamar mais baixo estão: Luiz Lima (PSL), com 6% (tinha 5%), Renata Souza (PSOL), com 5% (mesmo índice anterior), Paulo Messina (MDB), com 3% (tinha 2%), Bandeira de Mello, (Rede), com 2% (tinha 3%), e com 1%, cada um, Fred Luz (Novo), Clarissa Garotinho (PROS) e Glória Heloiza (PSC). Cyro Garcia (PSTU), Suêd Haidar (PMB) e Henrique Simonard (PCO) foram citados, mas não alcançaram 1%.

Nesse levantamento, nos dias 13 e 14 de novembro de 2020, foram realizadas 1.572 entrevistas presenciais, com eleitores da cidade do Rio de Janeiro de 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Nesta pesquisa a margem de erro é menor do que nas pesquisas anteriores, cuja margem de erro foi 3 pontos percentuais.

No total de votos, quando se contam os votos em branco ou nulo e os indecisos, Paes lidera com 33% das menções (tinha 34%), seguido por Crivella, com 15% (tinha 14%) e Martha Rocha, com 11% (mesmo índice anterior) - os percentuais dos dois candidatos estão no limite da margem de erro, com maior probabilidade de Crivella estar à frente de Rocha.

Com intenções de voto mais baixas estão: Benedita da Silva, com 9% (tinha 10%), Luiz Lima, com 5% (mesmo índice anterior), Renata Souza, com 4% (mesmo índice anterior), Paulo Messina, com 3% (tinha 2%), Bandeira de Mello, com 2% (mesmo índice anterior), e com 1%, cada um, Fred Luz, Clarissa Garotinho e Glória Heloiza, entre outros menos citados.

Uma parcela de 13% pretende votar em branco ou anular o voto (era 14%) e indecisos são 3% (mesmo índice anterior).

Na pergunta espontânea de intenção de voto, quando não se apresenta o cartão com os nomes dos candidatos, Eduardo Paes segue na liderança, com 26% (tinha 25%). Crivella tem 12% (tinha 10%), Martha Rocha, com 9% (tinha 8%), Benedita da Silva, com 5% (mesmo índice anterior), Luiz Lima, com 3% (tinha 2%), Renata Souza, com 2% (mesma taxa anterior), Bandeira de Mello, com 1% (mesmo índice anterior), e Paulo Messina, com 1% (mesmo índice anterior). Outros nomes somados alcançam 5% (era 4%), brancos ou nulos são 13% (era 12%) e indecisos, 23% (era 29%).

Os índices de conhecimento do número de urna do candidato subiram em comparação ao início da semana. Da parcela de eleitores que pretendem votar em algum candidato, 56% informaram corretamente o número do candidato (era 49%), já, 33% não souberam informar o número (era 41%) e 5% mencionaram um número incorreto (mesmo índice anterior). Há ainda 6% que pretendem anular o voto, mas não souberam informar qual número devem digitar na urna eletrônica (mesmo índice anterior).

Dos candidatos mais bem colocados, observa-se que a taxa de conhecimento do número de urna do candidato é próximo: 57% entre os eleitores de Paes, 63% entre os eleitores de Crivella e 52% entre os eleitores Martha Rocha.