João Campos (34%) lidera em Recife, e Marilia Arraes (25%) e Mendonça Filho (23%) disputam vaga no 2º turno

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Na véspera do segundo turno, o candidato do PSB, João Campos, tem 34% das intenções de votos válidos e é favorito para uma das vagas no 2º turno. Seu adversário deverá sair da disputa entre Marilia Arraes (PT), que tem 25%, e Mendonça Filho (DEM), que tem 23%. Com menor chance neste momento aparece Delegada Patricia (Podemos), com 13% das intenções de votos válidos.

Na comparação com pesquisa realizada no início da semana, entre os dias 09 e 10, Campos oscilou positivamente (tinha 33% dos válidos), Marilia ficou estável (tinha 25%) e Mendonça também oscilou positivamente (tinha 20%), mantendo trajetória de alta observada em novembro (ele tinha 18% em pesquisa realizada entre os dias 03 e 04 deste mês). Em movimento oposto, Delegada Patricia está em queda: alcançou seu melhor resultando entre os dias 20 e 21 de outubro (19%), passou para 16% na pesquisa feita na primeira semana de novembro, oscilou para 17% no levantamento do início da semana, e agora recua para 13%.

Em um patamar mais baixo, a corrida pelo cargo de prefeito da capital pernambucana traz ainda Carlos (PSL) e Coronel Feitosa (PSC), ambos com 2%, Marco Auréllio Meu Amigo (PRTB) e Charbel (NOVO), com 1% cada, e Thiago Santos (UP) e Claudia Ribeiro (PSTU), que foram citados, mas não atingiram 1%.

Na contagem dos votos válidos são excluídas declarações de voto em branco, nulos ou e os eleitores indecisos. É dessa maneira que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial das eleições, sem considerar votos em branco, nulos e abstenções.

No total de votos, com a inclusão de brancos, nulos e indecisos, Campos tem 30%, Marilia, 22%, Mendonça, 20%, e Delegada Patricia, 11%. Na sequência aparecem Carlos, 2%, Coronel Feitosa e Marco Aurélio Meu Amigo, ambos com 1%, e os demais abaixo de 1%. A um dia da eleição, há 4% de eleitores indecisos, e 9% que pretendem votar em branco ou nulo.

Dois eleitores em cada três (66%) citam corretamente o número que irão digitar na urna para confirmar sua escolha para prefeito. No eleitorado de Campos, 73% conhecem seu número, em patamar similar ao registrado entre quem declara voto em Marilia Arraes (77%). Entre eleitores de Mendonça Filho, 60% mencionam corretamente seu número, e entre quem pretende votar em Delegada Patricia (54%).

A maioria (73%) dos eleitores decidiu seu voto para prefeito pelo menos um mês antes da eleição, e 11% decidiram 15 dias antes da eleição. Há 16% que decidiram nesta semana.

Na pesquisa de intenção de voto espontânea, quando os nomes que disputam o cargo de prefeito não são apresentados aos eleitores, a taxa dos que não citam nenhum nome oscilou de 25% para 23% desde o último levantamento. Os nomes mais mencionados são João Campos (19%, e tinha 20%), Marilia Arraes (17%, e tinha 16%), Mendonça Filho (14%, e tinha 12%) e Delegada Patrícia (8%, e tinha 10%). Há 1% que faz referência ao filho de Eduardo Campos, 8% que citam outros nomes, e 9% que declaram voto em branco ou nulo.