Com 69% dos votos válidos, Kalil é favorito para vencer no 1º turno em BH

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Pesquisa Datafolha concluída na véspera da eleição mostra Alexandre Kalil (PSD), candidato à reeleição, na liderança da disputa eleitoral para a Prefeitura de Belo Horizonte, com ampla vantagem sobre os demais candidatos. O candidato do PSD liderou toda a disputa eleitoral. Kalil tem 69% dos votos válidos e deve se reeleger ainda no 1º turno (tinha 71% nos dias 09 e 10 de novembro). Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Para calcular os votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Num patamar mais baixo de intenção de voto estão: João Vitor Xavier (Cidadania), com 11% dos votos válidos (tinha 9%), Áurea Carolina (PSOL), com 6% (tinha 7%), Bruno Engler (PRTB), com 6% (tinha 4%), Nilmário Miranda (PT), com 2% (mesmo índice anterior), Rodrigo Paiva (Novo), com 2% (mesmo índice anterior), e com 1%, cada um, Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Luisa Barreto (PSDB) e Lafayette Andrada (Republicanos). Os candidatos Marilia Domingues (PCO), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Cabo Xavier (PMB), Wanderson Rocha (PSTU), Wadson Ribeiro (PC do B) e Fabiano Cazeca (PROS), foram citados, mas não alcançaram 1% das menções.

Nesse levantamento, nos dias 13 e 14 de novembro de 2020, foram realizadas 1.450 entrevistas presenciais, com eleitores da cidade de Belo Horizonte de 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

No total de votos (quando são incluídos os votos brancos, nulos e indecisos), Kalil (PSD) tem 61% (tinha 63%), João Xavier, 9% (tinha 8%), Carolina, 5% (tinha 6%), Engler, 5% (tinha 4%), Paiva, 2% (mesmo índice anterior), e com 1%, cada um, Miranda, Wendel Mesquita, Barreto e Andrada. Foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de voto os candidatos Marcelo Souza e Silva, Marilia Domingues, Cabo Xavier, Wanderson Rocha, Fabiano Cazeca e Wadson Ribeiro.

Uma parcela de 6% pretende votar em branco ou nulo (mesmo índice anterior) e indecisos são 6% (era 4%).

Na pergunta espontânea de intenção de voto, quando não se apresenta o cartão com os nomes dos candidatos, os índices ficaram estáveis, com Kalil mantendo a liderança, com 54% (tinha 55%).

Com índices mais baixos estão: João Vitor Xavier, com 5% (mesmo índice anterior), Bruno Engler, com 4% (tinha 3%), Áurea Carolina, com 4% (tinha 5%), e com 1%, cada um, Nilmário Miranda e Rodrigo Paiva. Outros nomes somados alcançam 4% (era 5%), brancos ou nulos são 6% (era 5%) e indecisos recuaram para 19% (era 20%).