Empatados, Freixo e Castro lideram disputa pelo governo do Rio de Janeiro

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A primeira pesquisa Datafolha de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro mostra que a disputa pela liderança, entre Marcelo Freixo (PSB) e o atual governador, Claudio Castro (PL), está acirrada. Nos dois cenários apresentados, os índices dos dois candidatos são próximos e ficam abaixo da parcela de fluminenses que ainda não têm candidato para governador. O Datafolha ressalta que os cenários estimulados não necessariamente estarão na disputa estadual de 2022.

No primeiro cenário, com os nomes de dez candidatos, Marcelo Freixo e Cláudio Castro estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro da pesquisa, e dividem a liderança, com respectivamente, 18% e 14% das intenções de voto. Na sequência aparecem: Anthony Garotinho (União Brasil), com 7%, Rodrigo Neves (PDT), com 5%, Eduardo Serra (PCB), com 4%, General Santos Cruz (PODEMOS), com 4%, Cyro Garcia (PSTU), com 3%, André Ceciliano (PT), com 2%, Felipe Santa Cruz (PSD), com 2%, e Paulo Ganime (Novo), com 1%. Brancos ou nulos somam 30% e indecisos são 9%. Após o registro da pesquisa no TSE, o PT anunciou que André Ceciliano não será mais candidato ao governo do Rio de Janeiro.

Freixo alcança índices de intenção de voto mais altos entre os mais instruídos (34%), entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 10 salários mínimos (39%), entre os moradores da capital (25%, ante 12% entre os moradores do interior), entre os simpatizantes do PT (31%), entre os que aprovam a gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) (36%), entre os que reprovam o governo de Cláudio Castro (31%) e entre os que reprovam o governo de Jair Bolsonaro (PL) (31%). Por sua vez, Castro alcança índices de intenção de voto mais altos entre os que aprovam a sua gestão à frente do governo fluminense (48%) e entre os que aprovam o governo Bolsonaro (24%).

Nesse levantamento, entre os dias 05, 06 e 07 de abril de 2022, foram realizadas 1.218 entrevistas presenciais em 30 municípios do estado do Rio de Janeiro, com moradores de 16 anos ou mais, de todas as classes sociais e de todas as regiões do estado. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-05998/2022.

No segundo cenário, com os nomes de sete candidatos, nova situação de empate técnico entre Freixo e Castro, com respectivamente, 22% e 18% das intenções de voto. Com índices mais baixos aparecem: Neves, com 7%, Serra, com 5%, Garcia, com 4%, Santa Cruz, com 3% e Ganime, com 2%. Brancos ou nulos somam 33% e indecisos são 7%.

Sem o candidato Anthony Garotinho na disputa, 15% dos seus eleitores optam por Freixo, 10% por Castro, 10% por Serra, 39% por votar em branco ou nulo.

Neste cenário, Freixo alcança índices de intenção de voto mais altos entre os mais instruídos (36%), entre os mais ricos (39%), entre os moradores da capital (29%, ante 15% entre os moradores do interior), entre os simpatizantes do PT (38%), entre os que aprovam o governo municipal (43%), entre os que reprovam o governo estadual (35%) e entre os que reprovam o governo federal (35%). Em contrapartida, Castro alcança índices de intenção de voto mais altos entre os que aprovam a sua gestão à frente do governo estadual (55%) e entre os que aprovam o governo Bolsonaro (30%).

Na pergunta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, sete em cada dez (70%) não souberam informar o nome de algum candidato e 12% pretendem votar em branco ou nulo. Dos nomes lembrados, Marcelo Freixo é citado por 5%, Cláudio Castro, por 4% e Rodrigo Neves, por 1%, entre outros nomes e partidos menos lembrados.

O ex-governador Anthony Garotinho é o candidato mais rejeitado, com índice de 49%. Com índices de rejeição mais baixos aparecem: Freixo (26%), Garcia (19%), Castro (18%), Santos Cruz (18%), Ceciliano (17%), Serra (14%), Santa Cruz (13%), Neves (12%) e Ganime (11%). Uma parcela de 9% rejeita todos, 2% não rejeitam ninguém e 7% não opinaram.