Haddad lidera disputa em SP

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

A disputa pelo Governo do Estado de São Paulo tem o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) na liderança dos dois cenários testados pelo Datafolha, com maior vantagem sem a presença de Marcio França (PSB) entre seus possíveis adversários. A segunda posição fica com o candidato do PSB, e na ausência de seu nome entre as opções de voto, há empate pelo segundo lugar entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB).

A inclusão de novos nomes na lista de pré-candidatos impede a comparação dos cenários do levantamento atual com a última pesquisa de intenção de voto realizada pelo Datafolha em São Paulo, em abril deste ano.

No cenário com mais pré-candidatos, Haddad tem 28% das intenções de voto, e na sequência aparecem França (16%), Tarcísio (12%) e Garcia (10%), os dois últimos tecnicamente empatados. Em outro patamar estão Gabriel Colombo (PCB), e Felicio Ramuth (PSC), com 2% cada, e Vinicius Poit (Novo), Altino Junior (PSTU), Abraham Weintraub (PMB) e Elvis Cezar (PDT), com 1% cada. Uma parcela de 16% votaria em branco ou anularia o voto, e 9% não responderam.

O nome de Haddad tem preferência acima da média entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (35%), na capital paulista (36%), entre eleitores que se declaram pretos (35%) e na parcela que declara voto em Lula no primeiro turno da eleição presidencial (48%). No interior, a preferência pelo petista fica abaixo da média (23%).

Sem França na lista de nomes a serem escolhidos pelo eleitor paulista, Haddad tem 34%, e em seguida, empatados, aparecem Tarcísio (13%) e Garcia (13%). Na sequência pontuam Colombo (3%), Altino (2%), Ramuth (2%), Poit (1%), Cezar (1%) e Weintraub (1%). Um em cada cinco (20%) eleitores paulistas declara voto em branco ou nulo diante desses nomes, e 9% preferiram não opinar.

Na pesquisa de voto espontânea, feita antes da apresentação dos cenários acima e na qual os nomes dos pré-candidatos não são mostrados ao eleitor, Haddad (6%) e Tarcísio (6%) são os mais citados, seguidos por França (2%), Garcia (2%) e candidato do PT (1%), entre outras menções abaixo de 1%. Há 7% que declaram espontaneamente que votarão em branco ou anularão o voto para governador, e ampla maioria (72%) não respondeu.

Líder nas intenções de voto, Fernando Haddad também é o mais rejeitado pelos eleitores paulistas: 35% não votariam e jeito nenhum no petista na disputa de primeiro turno. Na sequência aparecem França (20%), Tarcísio (16%), Garcia (16%), Weintraub (15%), Colombo (15%), Ramuth (13%), Cezar (12%), Altino (12%) e Poit (11%), Há 5% que rejeitam todos, 4% que não rejeitam nenhum deles, e 11% que não responderam.