Atual governador, Zema lidera disputa pelo governo de Minas; Kalil é 2º

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Atual governador, Romeu Zema (Novo) lidera com grande vantagem a disputa por um novo mandato à frente do Governo de Minas Gerais, com 48% das intenções de voto. Seu adversário mais próximo é Alexandre Kalil (PSD), em quem 21% dos eleitores pretendem votar no primeiro turno da disputa estadual, e na sequência aparecem Carlos Viana (PL), com 4%, Vanessa Portugal (PSTU), com 3%, Miguel Corrêa (PDT) e Renata Regina (PCB), com 2% cada, e Marcus Pestana (PSDB), Saraiva Felipe (PSB) e Lorena Figueiredo (PSOL), com 1% cada. Uma parcela de 8% votaria em branco ou nulo, e 10% não opinaram.

Zema tem preferência acima da média entre eleitores com renda familiar de 5 a 10 salários (60%), no interior do Estado (52%), entre aquele que declaram voto em Jair Bolsonaro para presidente no 1º turno (71%, ante 8% de Kalil) e também na fatia de eleitores que considera a gestão do presidente ótima ou boa (64%).

Nesse levantamento, entre os dias 29 de junho e 01 de julho de 2022, foram realizadas 1.204 entrevistas presenciais em 52 municípios do estado de Minas Gerais, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número MG-07688/2022 e BR-08684/2022

Ex-prefeito de Belo Horizonte, Kalil fica à frente de Zema na capital mineira (46% a 32%), e quando é considerado o eleitorado total da Região Metropolitana de Belo Horizonte há empate (41% para Kalil, 38% para Zema). O candidato do PSD tem mais declarações de voto entre os homens (24%) do que entre as mulheres (19%), e índice de preferência acima da média entre eleitores com nível superior de ensino (27%).

Na fatia de eleitores que declara voto em Lula (PT) para presidente, Zema tem 38% das intenções de voto, ante 31% de Kalil. Entre aqueles que declaram voto em Ciro Gomes (PDT), Zema tem 40%, e Kalil, 29%.

Do mesmo partido do presidente, Carlos Viana não supera sua média (4%) entre aqueles que declaram voto em Bolsonaro (4%) ou aprovam a gestão do presidente (5%).

Na pesquisa espontânea, aplicada antes da apresentação dos nomes dos pré-candidatos, Zema é citado por 22%, e Kalil, por 11%. As menções aos demais candidatos, individualmente, não atingem 1%, há 4% que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto, e a maioria (59%) prefere não responder. Entre os homens, 31% citam espontaneamente o nome de Zema, e 15%, o de Kalil. Entre as mulheres esses índices caem pela metade (15% e 7%, respectivamente).

O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil é o nome mais rejeitado entre os pré-candidatos ao governo mineiro: 27% dizem que não votariam nele de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para governador. Na sequência aparecem Zema (22% de rejeição), Carlos Viana (21%), Correa (19%), Vanessa Portugal (17%), Marcus Pestana (17%), Saraiva Felipe (16%), Renata Regina (15%) e Lorene Figueiredo (14%). Há 4% que rejeitam todos, 5% que não rejeitam nenhum deles, e 17% que não responderam.