Com 48%, Lula lidera disputa presidencial em Minas Gerais

DE SÃO PAULO

Baixa a pesquisa completa

Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais tem o ex-presidente Lula (PT) na liderança das intenções de voto para presidente, com 48%, o que lhe garante uma vantagem de 20 pontos sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que fica com 28%. No Estado, Ciro Gomes (PDT) tem 8%, o deputado federal por Minas Gerais André Janones (Avante) tem 3%, e Simone Tebet (MDB), 2%. Com 1%, cada, aparecem ainda Vera Lúcia (PSTU) e Luciano Bivar (União Brasil), e Eymael (DC), General Santos Cruz (Podemos), Felipe d'Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Pablo Marçal (PROS) não pontuaram. Uma parcela de 6% dos eleitores mineiros pretende votar em branco ou nulo para presidente, e 4% não responderam.

Em Minas, Lula tem 50% entre os homens e 46% no eleitorado feminino. Seu adversário mais próximo, Jair Bolsonaro, também tem desempenho melhor entre eleitores (30%) do que eleitoras (25%). O deputado André Janones é o pré-candidato que mais se beneficia dessa diferença, com preferência mais alta entre as mulheres (5%) do que entre os homens (1%). Além disso, mais mulheres, proporcionalmente, estão indecisas (5%, ante 2% dos homens) ou pretendem votar em branco ou anular (7% a 4%).

Nesse levantamento, entre os dias 29 de junho e 01 de julho de 2022, foram realizadas 1.806 entrevistas presenciais em 52 municípios do estado de Minas Gerais, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número MG-07688/2022 e BR-08684/2022
Na pesquisa de voto espontânea, aplicada antes da apresentação dos nomes dos pré-candidatos, Lula tem 37%, e Bolsonaro, 25%. Também são citados espontaneamente Ciro Gomes (2%) e Candidato do PT (1%), entre outros com menos de 1%. Há 28% que não mencionaram nenhum nome, e 5% que declararam voto em branco ou nulo.

A maioria (55%) dos eleitores mineiros não votaria de jeito nenhum em Jair Bolsonaro no primeiro turno da eleição presidencial deste ano, e 36% não votariam de jeito nenhum em Lula. O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, é rejeitado por 28% do eleitorado mineiro, e na sequência, em um patamar mais baixo de rejeição, estão Santos Cruz (14%), Bivar (12%), Janones (12%), Vera Lúcia (12%), Simonte Tebet (12%), d'Ávila (11%), Sofia Manzano (11%), Eymael (10%), Marçal (10%) e Péricles (9%). Uma parcela de 2% votaria em qualquer um deles, 1% não votaria em nenhum, e 4% não responderam.