Descrição de chapéu Eleições Datafolha

ACM Neto tem 54% e lidera na Bahia, e Jerônimo é segundo (16%)

Candidato do PT é conhecido por 39% dos eleitores, e ACM Neto, por 92%

Baixar pesquisa completa

O candidato do União Brasil, ACM Neto, lidera com ampla vantagem a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha para o governo da Bahia em 2022. Ex-prefeito de Salvador por dois mandatos, ele tem 54% das intenções de voto, e tem como adversários mais próximos Jerônimo (PT), com 16%, e João Roma (PL), com 8%. A disputa traz também Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO), com 1% cada, e Kleber Rosa (PSOL), que não atingiu 1%. Há 10% que pretendem votar em branco ou nulo, e outros 10% que não opinaram.

As taxas de intenção de voto em ACM Neto ficam acima da média entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (62%), entre eleitores com escolaridade média (59%) e na região metropolitana de Salvador (65%, ante 51% no interior). Seu adversário mais próximo, Jerônimo, se destaca entre eleitores que estudaram até o ensino superior (25%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, em 63 municípios no Estado da Bahia. No total, foram ouvidos 1008 eleitores da Bahia com 16 anos ou mais. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE : BA- 01548 /2022 e BR-05675/2022.

Na Bahia, 39% dos eleitores declaram ter o PT como partido preferido, e nesse universo ACM Neto lidera com 48% das intenções de voto, praticamente o dobro do registrado pelo candidato petista na disputa, Jerônimo, que tem 25%.

Apenas ACM Neto é conhecido por mais da metade dos eleitores baianos. Ele tem 92% de taxa de conhecimento, contra 39% de Jerônimo, 31% de João Roma, 9% de Millet, 6% de Rosa e 6% de Damico. Entre eleitores que tem o PT como partido preferido, 44% conhecem Jerônimo.

Na pesquisa de voto espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, 27% declaram voto em ACM Neto, 7%, em Jerônimo, e 2%, em Roma. Menções ao atual governador, sem especificar nomes, somam 2%, e 2% citam o candidato do PT, também sem especificar, além de outras respostas que não atingiram 1% individualmente. Metade (50%) dos eleitores não respondeu à questão espontânea sobre o voto, e 4% disseram que irão votar em branco ou nulo.

Entre os homens, 33% citam ACM Neto de forma espontânea, ante 21% das mulheres. O candidato do PT, Jerônimo, alcança 16% entre os mais escolarizados, segmento no qual 31% citam o candidato do União Brasil.

ROMA (PL) E JERÔNIMO (PT) SÃO OS CANDIDATOS MAIS REJEITADOS

Apesar de menos conhecidos, Roma e Jerônimo são os mais rejeitados na disputa pelo Palácio da Ondina: 37% não votariam de jeito nenhum no candidato do PL no 1º turno de eleição para governador, no mesmo nível do nome do PT, em quem 35% não votariam de jeito nenhum.

O candidato do PSOL enfrenta rejeição de 33% do eleitorado, e na sequência aparecem Millet (29%) e Damico (28%). Líder em intenções de voto, ACM Neto enfrenta rejeição mais baixa do que os adversários: 15% não votariam de jeito nenhum no candidato do União Brasil. Há ainda 5% que rejeitam todos os candidatos, 3% que não rejeitam nenhum, e 12% que não opinaram sobre o tema.

Em um eventual segundo turno entre ACM Neto e Jerônimo, o primeiro teria 68% dos votos, contra 23% do petista. Votos em branco ou nulos, neste cenário, somam 6%, e 4% não opinaram. O candidato do União Brasil lidera mesmo entre aqueles que tem o PT como partido de preferência, com 61% das intenções de voto, ante 34% do adversário.

Entre os eleitores de João Roma, a maioria (65%) votariam em ACM Neto no segundo turno e 22% optariam por Jerônimo.

OTTO ALENCAR LIDERA DISPUTA POR VAGA NO SENADO

A disputa pela vaga ao Senado pela Bahia tem como líder Otto Alencar (PSD), que tenta a reeleição. Ele tem 32% das intenções de voto, e em um patamar mais baixo aparecem Cacá Leão (Progressistas), com 10%, Doutora Raissa Soares (PL), com 7%, Cícero Araújo (PCO), com 6%, Tâmara Azevedo (PSOL), com 4%, e Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN), com 4%. Um em cada cinco eleitores (21%) pretende votar em branco ou anular o voto para senador, e 16% estão indecisos ou preferiram não responder.

Alencar tem índices mais altos de intenção de voto na faixa de 35 a 44 anos (42%), na parcela dos mais escolarizados (40%), ente os que declaram voto em Jerônimo para governador (62%) e entre aqueles que aprovam o governo Rui Costa (44%).

Entre os eleitores de ACM Neto, 31% votariam em Otto Alencar e 14% em Cacá Leão. Outros 18% votariam em branco ou nulo e 15% ainda não definiram seu candidato ao senado.