Fome e pobreza dão destaque a Lula para além do seu eleitorado

Baixar pesquisa completa

Líder em intenções de voto para a disputa presidencial, Lula (PT) se destaca diante dos adversários quando os temas são combate à fome, à pobreza e ao desemprego. O petista tem 47% das intenções de votos no 1º turno, mas é apontado por 54% como o candidato a presidente mais preparado para combater a pobreza, e também é de 54% o índice dos que o veem como o mais preparado para combater a fome. Metade (50%) dos eleitores também o vê como o mais preparado para combater o desemprego. Além disso, 47% o veem como mais preparado para fazer o Brasil crescer, 44% o apontam como o mais preparado para cuidar da saúde, para 43% ele é o mais preparado para cuidar da educação e 42% o veem o petista como o mais preparado para cuidar do meio ambiente.

Adversário mais próximo do petista, Jair Bolsonaro (PL) tem 32% das intenções de voto de forma geral, e é apontado por 27% como o mais preparado para combater a pobreza, por 29% como o mais preparado para combater o desemprego e por 31% como o mais preparado para fazer o Brasil crescer. Além disso, 28% o apontam como o mais preparado para cuidar da área da saúde, 29% o consideram o mais preparado para cuidar da educação, e para 26% ele é o candidato mais preparados para cuidar do meio ambiente.

Com 7% das intenções de voto, Ciro Gomes (PDT) é visto por 8% como o mais preparado para cuidar da área da saúde, mesmo índice dos que o apontam como o mais preparado para cuidar da educação. Há 7% que o consideram o mais preparado para cuidar do meio ambiente, 6% que o apontam como o mais preparado entre os candidatos para fazer o Brasil crescer. Para 5%, o pedetista é o mais preparado para lidar com a fome no país, mesmo índice dos que o consideram o mais preparado para combater o desemprego e a pobreza no Brasil.

Há 11% que não responderam sobre qual dos candidatos é o mais preparado para cuidar do meio ambiente no Brasil, índice que fica em 9% quando se trata da área da saúde, em 8% para a educação, em 7% para a questão do desemprego e do crescimento do país, e em 5% tanto para o combate à pobreza quando à fome. A taxa dos que apontam que nenhum dos candidatos a presidente é o mais preparado para lidar com esses temas varia entre 5% e 7%.

Entre aqueles que declaram voto em Lula, 94% o veem como o mais preparado para combater a pobreza no país, e entre eleitores de Bolsonaro esse índice fica em 77%. No eleitorado do presidente, 10% consideram o petista o candidato mais preparado para combater a pobreza, e também é de 10% a parcela de eleitores de Bolsonaro que veem Lula como o mais preparado para combater a fome no país. No eleitorado de Ciro, 39% apontam o candidato do PT como o mais preparado para combater a pobreza no Brasil, e 40% indicam o pedetista como o mais preparado para lidar com esse tema. Quando o assunto é o combate à fome, o resultado é similar: entre eleitores de Ciro, 39% o veem como o mais preparado para combater a fome no país, e 39% apontam Lula.

Na parcela dos mais pobres, 64% veem Lula como mais preparado para combater a pobreza, mesmo índice registrado entre quem recebe ou mora com alguém que recebe Auxílio Brasil. Também é de 64% o índice dos que apontam Lula como o mais preparado para combater a fome no eleitorado mais pobre, com renda familiar de até 2 salários.