Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Zema (47%) lidera em Minas, e Kalil (23%) é segundo

Atual governador tem vantagem maior no interior do Estado

A primeira pesquisa Datafolha, após o registro oficial das candidaturas no TSE, aponta o governador Romeu Zema (Novo) em primeiro lugar, com larga vantagem sobre o segundo colocado, Alexandre Kalil (PSD). Zema tem 47% das intenções de voto e Kalil, 23%. Na sequência aparecem Carlos Viana (PL), com 5%, Vanessa Portugal (PSTU), com 2%, Renata Regina (PCB), com 2%, e com 1%, cada um, Marcus Pestana (PSDB), Cabo Tristão (PMB), Lourdes Francisco (PCO) e Lorene Figueiredo (PSOL). Indira Xavier (UP) foi citada, mas não alcançou 1% das menções. Uma parcela de 9% pretende votar em branco ou nulo e 9% não opinaram.

A inclusão de nomes como Indira Xavier (UP) e Lourdes Figueiredo (PCO) e as saídas de Miguel Correa (PDT) e Saraiva Felipe (PSB) impedem a comparação direta das atuais taxas de intenção de voto com as de levantamentos anteriores.

Nesse levantamento, entre os dias 16 a 18 de agosto de 2022, foram realizadas 1.216 entrevistas presenciais em 60 municípios do estado de Minas Gerais, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número MG-06603/2022 e BR-09404/2022.

Zema amplia a sua vantagem entre os moradores do interior do Estado (51%), entre os que se autodeclararam como brancos (55%), entre os empresários (67%), entre os que aprovam o governo Bolsonaro (64%) e entre os que aprovam o seu governo (73%).

Já, Kalil obtém índices de intenção de voto mais altas entre os mais instruídos (34%), entre os moradores da Região Metropolitana (42%), entre os simpatizantes do PT (38%), entre os que reprovam o governo Bolsonaro (38%) e entre os que reprovam o governo Zema (54%).

Entre os eleitores de Lula, Zema e Kalil dividem a preferência, com respectivamente, 37% e 32% das intenções de voto. Enquanto, entre os eleitores de Bolsonaro, a preferência é por Zema (69%, ante 10% de Kalil).

Na pergunta espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, os índices ficaram estáveis. A maioria (58%) dos eleitores mineiros está indecisa (era 59%) – esse índice é mais alto entre as mulheres (69%) e entre os que têm 16 a 24 anos (84%). Dos nomes citados de forma espontânea, Zema é o mais lembrado, com 24% (tinha 22% em julho), Kalil tem 11% (mesmo índice anterior) e os demais candidatos, individualmente, não alcançaram 1%. Outras menções alcançam 2% e 5% declarou que pretende votar em branco ou nulo.