Descrição de chapéu Eleições Datafolha

51% veem Bolsonaro como candidato que mais ataca mulheres

31% não responderam ou avaliam que nenhum dos candidatos ataca mulheres

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

O Datafolha mediu as percepções dos eleitores sobre atitudes e posicionamentos na campanha eleitoral, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve destaque quando o tema foi o ataque às mulheres. Para 51% dos eleitores, ele é o candidato que mais ataca as mulheres, e há 31% que não apontaram nenhum dos candidatos, divididos entre aqueles que não responderam (24%) e os que disseram que nenhum deles promove esse tipo de ataque (7%). Com índices mais baixos aparecem Lula (PT), com 12%, e Ciro Gomes (PDT), com 4%. Para 1% dos eleitores, todos os presidenciáveis atacam as mulheres na campanha.

Entre as mulheres, 54% apontam Bolsonaro como o candidato que mais ataca as mulheres na disputa pela Presidência, índice que fica em 48% na parcela masculina do eleitorado. Na parcela que declara voto em Lula, 80% acreditam que Bolsonaro é o candidato que mais ataca mulheres. Entre eleitores de Ciro, 67% apontam o presidente, e entre quem pretende votar em Simone Tebet esse índice vai a 78%. No eleitorado do próprio Bolsonaro, 32% indicam Lula como o candidato que mais ataca as mulheres, 35% não souberam responder, e 13% dizem que nenhum deles faz ataques

Questionados sobre qual presidenciável mais defende as mulheres, 34% citaram Lula, 22%, Bolsonaro, 13%, Tebet, 4%, Soraya Thronicke, e 3%, Ciro Gomes, entre outros. Uma parcela de 15% não respondeu, 1% disse que todos defendem as mulheres, e para 4% nenhum deles as defende. Entre os homens, 27% acreditam apontam Bolsonaro como aquele que mais defende as mulheres na campanha, índice acima do que o registrado entre as próprias mulheres (17%).

O presidente Jair Bolsonaro é apontado por 40% como o candidato que mais mente na campanha, à frente de seu principal adversário até o momento, o ex-presidente Lula, citado por 31%. Para 14%, todos mentem durante a campanha, 10% não souberam responder, e 3% acreditam que Ciro Gomes seja o candidato que mais mente.

Entre os mais pobres, com renda mensal familiar de até 2 salários, 44% apontam Bolsonaro como quem mais mente na campanha, e 23% dizem ser Lula, com 17% para todos os candidatos e 12% sem opinião. No segmento com renda mensal de 2 a 5 salários, Lula (40%) e Bolsonaro (37%) são vistos como os que mais mentem, e 12% acreditam que todos mentem, com 7% sem opinião. Entre quem tem renda de 5 a 10 salários, 46% apontam o petista como o candidato que mais mente na disputa pela Presidência, e 37% indicam o atual presidente, com 12% para todos os candidatos e 3% sem opinião. Entre quem tem renda de 10 salários ou mais, Lula (44%) e Bolsonaro (36%) são também os mais citados, e 10% avaliam que todos mentem, com 7% sem opinião. Na parcela que declara voto em Ciro Gomes, 40% veem o candidato do PL como o mais mentiroso da campanha, e 29% apontam Lula. No eleitorado de Simone Tebet, 42% indicam Bolsonaro como quem mais mente, e 23% dizem ser Lula. Entre quem vota em branco ou nulo, 25% acreditam que Lula é quem mais está mentindo na campanha, e 17% indicam Bolsonaro, com 40% compartilhando a avaliação de que todos mentem.

Os eleitores também foram consultados sobre quem menos mente na campanha, e Lula (27%) e Bolsonaro (26%) são os mais citados. Para 9%, nenhum dos candidatos pode ser visto como o que menos mente, e 17% não opinaram.

Para 45% dos eleitores, Jair Bolsonaro é o candidato que mais ataca a democracia na campanha eleitoral, e 26% apontam Lula, com 3% de menções a Ciro Gomes. Uma parcela de 20% não respondeu, e 3% acreditam que nenhum dos postulantes à Presidência atacam a democracia.

Na opinião dos eleitores, os candidatos que mais defendem a democracia na campanha são Lula (38%) e Bolsonaro (33%), seguidos por Ciro (6%) e Tebet (3%), e há 13% que não opinaram a respeito.

Bolsonaro é visto por 40% dos eleitores como o candidato que mais respeita os cristãos na campanha eleitoral, e 27% indicam Lula. Há 16% sem opinião, e 4% que acreditam que todos respeitam os cristãos. Na parcela de eleitores de Lula, 12% veem o atual presidente como quem mais respeita os cristãos, índice que fica em 31% entre eleitores de Ciro e em 26% na parcela que declara voto em Tebet. Na parcela de evangélicos, 62% avaliam que Bolsonaro é quem mais respeita os cristãos, e 13% apontam Lula. Entre os católicos, 35% indicam o petista, e 29%, o atual presidente.

Consultados sobre quem mais ataca os cristãos na campanha, 29% apontaram Lula, e outros 29%, Bolsonaro. Uma parcela de 30% não respondeu, e 8% disseram que nenhum deles ataca os cristãos. Na parcela de evangélicos, 49% apontam o candidato do PT como quem mais ataca os cristãos, e 13% indicam Bolsonaro, com 27% sem opinião. Entre católicos, 38% veem Bolsonaro como o presidenciável que mais ataca os cristãos, quase o dobro das menções a Lula (20%), e há 30% sem opinião a respeito do tema.

Com índices mais altos de intenção de voto, Lula e Bolsonaro são os mais apontados como defensores da família na campanha, por 39% e 38% dos eleitores, respectivamente. Uma parcela de 10% não respondeu, e 1% disse que todos defendem a família.

O presidente supera Lula quando a pergunta é sobre quem mais ataca a família na campanha, sendo citado por 40%, ante 24% para o petista. Uma parcela de 25% não respondeu, e 1% avalia que todos atacam a família na disputa por votos para presidente.