Descrição de chapéu Eleições Datafolha

69% ainda não definiram voto para deputado federal

14% escolheram alguém do mesmo partido ou coligação de presidenciável preferido

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

A maioria (69%) dos eleitores brasileiros ainda não decidiu em quem irá votar para deputado federal, com índices mais altos de indecisão entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (77%), entre eleitores com ensino fundamental (74%) e na região Sul (75%).

Na parcela que já definiu o voto para deputado federal (31%), 14% escolheram um candidato do mesmo partido ou coligação do candidato em quem irão votar para presidente, 9% preferiram alguém de partido ou coligação diferente do voto presidencial, e 7% não souberam informar se o candidato a deputado escolhido pertence ou não ao mesmo partido ou coligação de sua opção para presidente. Há ainda 1% que não tem um candidato a presidente.

Entre eleitores de Lula, 17% dizem ter escolhido um candidato a deputado federal de sua coligação ou partido, e 8% optaram por candidatos de coligação ou partido diferentes. Na parcela de eleitores de Bolsonaro, 17% escolheram nomes do mesmo partido ou coligação do presidente, e 9% pretendem votar em candidatos a deputado federal de outro partido ou coligação. No eleitorado de Ciro Gomes, 4% escolheram, até o momento, nomes que fazem parte da coligação ou partido do presidenciável do PDT, e 13% se decidiram por candidatos a deputado federal de outro partido ou coligação. Entre quem tem intenção de votar em Tebet, 5% também dizem que já definiram o voto em candidatos a deputado federal de sua coligação ou partido, e 21% irão votar em candidatos de partido ou coligação diferente.

Sete em cada dez (70%) eleitores também ainda não escolheram em quem votar para deputado estadual. Na parcela que já se decidiu sobre esse voto, 15% preferiram um candidato do mesmo partido ou coligação de seu candidato a governador, 8% optaram por um candidato de partido ou coligação diversa da escolha para o governo estadual, e 6% não sabem se o nome escolhido para deputado estadual é da mesma coligação ou partido do nome escolhido para governador.