Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Com 57% dos válidos, Zema mantém favoritismo em Minas

Segundo colocado, Kalil tem 34% das intenções de votos válidos

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

A quatro dias da eleição para governador de Minas Gerais, pesquisa Datafolha mostra Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, na liderança, com ampla vantagem sobre o segundo colocado, Alexandre Kalil (PSD). Apesar da situação favorável, a vantagem do candidato do Novo vem recuando ao longo do mês e registrou no atual levantamento a menor diferença, de 23 pontos percentuais (era de 35 pontos percentuais no início do mês).

Líder nas pesquisas durante todo o 1º turno, Zema tem 57% dos votos válidos e pelo segundo levantamento consecutivo oscilou para baixo (tinha 58%, no dia 22, e 62%, no dia 15), já, Kalil tem 34% dos votos válidos e apresenta tendência de alta (tinha 33%, no dia 22, 29%, no dia 15, e 26%, no dia 01). A seguir aparecem Carlos Viana (PL), com 5% dos votos válidos (mesmo índice da semana passada), Vanessa Portugal (PSTU), com 1%, Renata Regina (PCB), com 1%, Marcus Pestana (PSDB), com 1%, e Cabo Tristão (PMB), com 1%. Os candidatos Lourdes Francisco (PCO), Lorene Figueiredo (PSOL) e Indira Xavier (UP) foram citadas, mas não alcançaram 1% das menções.

Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulo e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Nesse levantamento, entre os dias 27, 28 e 29 de setembro de 2022, foram realizadas 1.500 entrevistas presenciais em 81 municípios do estado de Minas Gerais, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número MG-09084/2022.

No total de votos, quando se contam os votos em branco ou nulo e os indecisos, Zema mantém a liderança, com 50% das menções (tinha 48% na semana passada, e 53%, há duas semanas), seguido por Kalil, com 30% (tinha 28% na semana passada, e 25%, há duas semanas), Carlos Viana, com 4% (mesmo índice da semana passada), e com 1%, cada um, Vanessa Portugal, Renata Regina, Marcus Pestana e Cabo Tristão. Lourdes Francisco, Lorene Figueiredo e Indira Xavier foram citadas, mas não alcançaram 1% das menções. Uma parcela de 6% pretende votar em branco ou anular o voto (eram 8%) e indecisos são 7% (eram 9%).

Zema alcança índices mais altos entre os moradores do interior do Estado do que entre os moradores da RM de BH (53%, ante 39%), entre os que possuem renda familiar de mais de 5 a 10 salários mínimos (59%), entre os que aprovam o governo do presidente Bolsonaro (72%) e entre os que aprovam a sua administração (79%).

Já, Kalil obtém índices mais altos entre os moradores da Região Metropolitana (44%, ante 24% entre os moradores do interior), entre os que reprovam o governo Bolsonaro (50%) e entre os que reprovam o governo Zema (65%).

Entre eleitores que declaram em voto em Lula (PT) no 1º turno da disputa presidencial, 50% pretendem votar em Kalil para governador, 30%, em Zema, e 2%, em Viana. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 76% pretendem votar em Zema, 6%, em Kalil, e 8%, em Viana.

Na pergunta espontânea de voto, quando não se apresenta o cartão com os nomes dos candidatos, Zema e Kalil mantêm a tendência de alta e se distanciam dos demais concorrentes. O candidato do Novo lidera, com 36% das menções espontâneas (tinha 32% na semana passada e 29% no início do mês), ante 21% do candidato do PSD (tinha 16% na semana passada e 15% no início do mês). Outras menções são 4% (mesmo índice anterior), 7% declararam que pretendem votar em branco ou nulo (mesmo índice anterior) e 30% estão indecisos (eram 38%) – esse índice é mais alto entre as mulheres (36%), entre os que têm 16 a 24 anos (44%) e entre os mais pobres (39%).

Na reta final da eleição, a taxa de eleitores mineiros que não sabem o número do seu candidato segue majoritária, porém recuou em comparação à pesquisa da semana passada. Da parcela que já tem algum candidato para governador, 58% não souberam informar o número do candidato (eram 68%). Uma fração de 4% não soube informar o número para anular o voto (eram 6%), 34% informaram corretamente o número do candidato (eram 21%) e 4% informaram incorretamente o número do candidato ficou estável (eram 4%).

As taxas de desconhecimento e de menções corretas ao número dos candidatos melhoraram e seguem próximas entre os eleitores de Zema e de Kalil. Entre os eleitores de Zema, 61% não sabem o número do candidato (eram 73%) e 34% informaram corretamente (eram 24%), já, entre os eleitores de Kalil, esses índices são, respectivamente, 57% e 41% (eram 69% e 24%).

Três em cada quatro eleitores mineiros (77%) declararam estar com o voto para governador totalmente decidido (eram 69%) e 23% declararam que ainda podem mudar de voto (eram 30%). A taxa de eleitores totalmente decididos é próxima e fica acima da média entre os eleitores de Zema (77%) e entre os eleitores de Kalil (80%). Entre os eleitores de Carlos Viana, 66% estão totalmente decididos e 33% ainda podem mudar de voto.

Da parcela que ainda pode mudar de voto para governador, perguntou-se qual candidato teria mais chance de ser votado como segunda opção. Nessa situação, Zema e Kalil dividem a preferência, cada um, com 18% das menções (eram, respectivamente, 21% e 20%). Com taxas mais baixas aparecem Viana (13%), Portugal (6%), Regina (4%), Figueiredo (4%), Tristão (3%), Pestana (2%), Francisco (2%) e Xavier (1%). Uma parcela de 13% votaria em branco ou nulo e 15% não opinaram.

Entre os eleitores de Zema que podem mudar de voto, Kalil é o favorito, com 30% das menções, seguido por Viana (17%), entre outros candidatos, 15% votariam em branco ou nulo e 17% não opinaram. Já, entre os eleitores de Kalil que podem mudar de voto, Zema é o favorito, com 43%, seguido por Portugal (9%) e Viana (9%), entre outros candidatos, 13% votariam em branco ou nulo e 15% não opinaram.

A quatro dias para a eleição estadual segue alto o índice de desconhecimento dos eleitores mineiros com relação aos candidatos que disputam o governo de Minas Gerais. Dos dez nomes registrados no site do TSE, oito são desconhecidos pela maior parcela dos eleitores e apenas dois, Zema e Kalil, são conhecidos pela maioria.

Zema é conhecido por 93% (eram 94% na semana passada), Kalil, por 78% (eram 77%) e Carlos Viana, por 43% (eram 42%). Com taxas de conhecimento mais baixas ficaram: Marcus Pestana (25%), Vanessa Portugal (23%), Cabo Tristão (13%), Lorene Figueiredo (10%), Renata Regina (9%), Indira Xavier (8%) e Lourdes Francisco (5%).

As taxas de rejeição dos candidatos ao governo de Minas Gerias ficaram estáveis em comparação à pesquisa da semana passada. Kalil se mantém como o candidato mais rejeitado, 33% dos eleitores mineiros não votariam de jeito nenhum no candidato do PSD (tinha 31%).

Num patamar mais baixo de rejeição aparecem os candidatos: Zema, com 23% (tinha 22%), Cabo Tristão, com 20% (tinha 20%), Carlos Viana, com 20% (tinha 18%), Marcus Pestana, com 17% (tinha 15%), Vanessa Portugal, com 17% (tinha 16%), Lourdes Francisco, com 15% (tinha 13%), Renata Regina, com 15% (tinha 15%), Lorene Figueiredo, com 15% (tinha 14%) e Indira Xavier, com 15% (tinha 13%). Há 4% que rejeitam todos (mesmo índice anterior), 5% que não rejeitam nenhum deles (eram 6%) e 13% que não responderam (eram 16%).

No eventual cenário de 2º turno, entre Zema e Kalil, o atual governador segue à frente, com larga vantagem. Porém, a diferença vem diminuindo e caiu para o menor patamar da série, no início do mês, essa vantagem era de 28 pontos percentuais e agora é de 18 pontos. Nesse cenário, Zema tem 55% (tinha 55% na semana passada e 60% há duas semanas) e Kalil, 37% (tinha 36% na semana passada e 33% há duas semanas), 5% votariam em branco ou nulo (eram 6%) e 4% não opinaram (mesma taxa anterior).

CLEITINHO LIDERA PARA SENADO COM 40% DOS VÁLIDOS

Três candidatos chegam à reta final da eleição para senador de Minas Gerais com tendência de alta e com chances de vencer a disputa. São eles, Cleitinho (PSC), Alexandre Silveira (PSD) e Marcelo Aro (PP). Cleitinho, candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, mantém a liderança, com 40% dos votos válidos (tinha 37% na semana passada, e 28%, no início do mês), seguido por Alexandre Silveira, apoiado por Kalil e o ex-presidente Lula, com 27% (tinha 24% na semana passada e 17% no início do mês), e Marcelo Aro (PP), apoiado pelo governador Zema, com 19% (tinha 18% na semana passada, e 13%, no início do mês).

Com taxas de intenção de voto mais baixas estão Sara Azevedo (PSOL), com 4% (tinha 7%), Bruno Miranda (PDT), com 4% (tinha 5%), Pastor Altamiro Alves (PTB), com 4% (tinha 5%), e com 1%, cada um, Irani Gomes (PRTB), Dirlene Marques (PSTU) e Naomi de Almeida (PCO).

Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulo e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

No total de votos, os três candidatos mais bem colocados mantêm tendência de alta: Cleitinho tem 26% (tinha 20% na semana passada, e 14%, no início do mês), Alexandre Silveira, 17% (tinha 13% na semana passada e 9% no início do mês), e Marcelo Aro, 12% (tinha 10% na semana passada, e 7% no início do mês).

Na sequência aparecem: Bruno Miranda (PDT), com 3% (mesmo índice anterior), Sara Azevedo (PSOL), com 2% (tinha 4%) e Pastor Altamiro Alves (PTB), com 2% (tinha 3%). Irani Gomes (PRTB), Dirlene Marques (PSTU) e Naomi de Almeida (PCO) foram citados, mas não alcançaram 1% das menções. Uma parcela de 36% não tem candidato, desses, 14% pretendem votar em branco ou nulo (eram 17%) e 22% estão indecisos (eram 28%). A parcela de eleitores sem candidato (36%) deixa a disputa indefinida, com os três candidatos mais bem colocados com chances de vitória.

Entre os eleitores de Zema, Cleitinho se destaca, com 38% das intenções de voto (ante 18% de Aro e 7%, de Silveira). Já, entre os eleitores de Kalil, Silveira se destaca, com 40% (ante 14% de Cleitinho e 7%, de Aro).

Entre os eleitores de Lula, Silveira se destaca, com 29% das intenções de voto (ante 16% de Cleitinho e 9%, de Aro). Já, entre os eleitores de Bolsonaro, Cleitinho se destaca, com 46% (ante 16% de Aro e 4% de Silveira).