Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Desmotivação para votar atinge mais eleitores de Ciro e Tebet

3% afirmam que pretendem se abster do primeiro turno da eleição

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

A maioria dos eleitores (57%) diz estar com muita vontade de votar na eleição para presidente neste ano, e os demais estão com um pouco de vontade (23%), nenhuma vontade (19%) ou não opinaram (1%).

No segmento masculino do eleitorado, 62% dizem estar com muita vontade de votar, e 14%, com nenhuma vontade. Entre as mulheres, a taxa de muita vontade é menor (52%), e a de nenhuma vontade, maior (24%). Entre os mais jovens, 40% estão com muita vontade de votar, ante 61% nas faixas etárias acima de 35 anos. Entre eleitores de Lula, 66% estão com muita vontade de votar para presidente, e 12% estão com nenhuma vontade, e os dados são similares para eleitores de Bolsonaro (65% e 13%, respectivamente). Na parcela de eleitores de Ciro Gomes, 28% estão com muita vontade de votar para presidente, e 34% estão sem vontade. No eleitorado de Tebet, 27% estão com muita vontade, e 40%, nenhuma vontade.

O Datafolha também consultou os eleitores sobre a intenção de comparecer à votação na eleição de 2 de outubro, e 96% dizem que pretendem ir votar, divididos entre quem com certeza irá votar (92%) e aqueles que talvez irão votar (4%). Há 3% que declaram que não comparecerão à votação, e 1% ainda não decidiu se irá ou não votar no 1º turno.

Entre eleitores de Lula, 94% dizem que com certeza irão votar, e 4% talvez compareçam à sua sessão eleitoral. Na parcela que declara voto em Bolsonaro, 96% afirmam que certamente votarão, e 3% talvez votem no 1º turno. Tanto entre eleitores de Ciro quanto de Tebet a taxa dos que dizem que irão votar com certeza é de 90%, e 5% em ambos os eleitorados declaram que talvez compareçam à votação.

O Datafolha processou os resultados das questões sobre vontade de votar e intenção de comparecimento no 1º turno para analisar o potencial de abstenção na votação. No grupo de baixo potencial de abstenção de votação estão os 79% de eleitores que declaram ter muita ou um pouco de vontade de votar para presidente e dizem que irão às urnas no próximo dia 2 de outubro. Nesse grupo de eleitores, 51% votam em Lula para presidente, e 36%, em Bolsonaro, com 6% de preferência por Ciro, 4% por Tebet e 1% de votos em branco ou nulo, além de 1% de indecisos.

Há 16% dos eleitores que declaram que irão às urnas, porém dizem não ter nenhuma vontade de votar para presidente. Nesse grupo com maior potencial de abstenção, há, proporcionalmente, mais mulheres (21%) do que homens (11%), e mais eleitores do Sudeste (21%) do que do Nordeste (10%). Uma parcela de 30% desses eleitores pretende votar em Lula no 1º turno da disputa presidencial, e 23%, em Bolsonaro, com 12% das intenções de voto em Ciro Gomes, 11% em Simone Tebet, 3% em Soraya Thronicke e 14% em branco ou nulo.

Esses dados não podem ser interpretados como uma projeção de abstenção, já que não consideram problemas de deslocamento, saúde e outras questões eventuais que impeçam o eleitor de comparecer à votação.