Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Na véspera da eleição, Lula tem 50%, e Bolsonaro, 36%

Disputa tem 2% de indecisos e 13% que podem mudar voto até eleição

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

O ex-presidente Lula chega à véspera da eleição com 50% das intenções de votos válidos, mesmo resultado obtido em dois levantamentos ao longo das duas últimas semanas, o último deles finalizado na última quinta-feira (29). O presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha 35% há duas semanas, oscilou para 36% no levantamento realizado ao longo desta semana e agora manteve o índice de 36%. Com a margem de erro, o petista pode ter entre 48% e 52% dos votos, e o atual presidente, de 34% a 38%. Diante desses resultados, não é possível afirmar se a eleição será decidida amanhã, no primeiro turno, ou terá mais quatro semanas de segundo turno.

Pela primeira vez desde o início da campanha, Simone Tebet (MDB) aparece numericamente à frente de Ciro Gomes (PDT), embora persista o empate técnico entre eles. A senadora do MDB tem 6% das intenções de votos válidos (tinha 5% nos últimos cinco levantamentos, desde o início do mês), enquanto o pedetista, que tinha 10% no início de setembro, 7% há duas semanas e 6% no levantamento finalizado na última quinta-feira, agora tem 5% das intenções de votos válidos.

A disputa tem ainda Soraya Thronicke (União) e Felipe d’Ávila (Novo), com 1% cada, e Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB), que foram citados mas não atingiram 1% das intenções de votos válidos.

A contabilidade de votos válidos exclui votos brancos, nulos e a fatia de indecisos. Para vencer a eleição, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos, sem brancos e nulos, já subtraída a abstenção. A apuração e divulgação do resultado oficial das eleições realizada pela Justiça Eleitoral considera somente os votos válidos.

Para essa pesquisa foram realizadas 12800 entrevistas presenciais em 310 municípios, junto a eleitores de 16 anos ou mais de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o código: BR-00245/2022

No total de eleitores, Lula tem 48% das intenções de voto (mesmo resultado da pesquisa anterior) e Bolsonaro aparece com 34% (também estável). São seguidos por Simone Tebet (6%, e tinha 5%), Ciro (5%, e tinha 6%), Soraya Thronicke (1%) e Felipe D’Ávila (1%). Os demais não pontuaram. Há ainda 3% que pretendem votar em branco ou anular o voto, e 2% que permanecem indecisos.

Na pesquisa de intenção de voto espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula se manteve com 43%, índice que se soma a 2% que declaram espontaneamente que irão votar no candidato do PT. As menções espontâneas a Bolsonaro somam 32% (igual ao anterior), e Ciro e Tebet aparecem com 3% de citações espontâneas. Os demais não atingiram 1%, há 3% que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto, e 10% não responderam (eram 14%).

83% SABEM NÚMERO DE URNA PARA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, E 13% AINDA PODEM MUDAR VOTO

A taxa de acerto do número da opção de voto para presidente passou de 79% para 83% durante a última semana. Entre os homens, 87% sabem o número que pretendem digitar na urna no próximo domingo e no eleitorado feminino esse índice fica em 79%. Na parcela de eleitores de Lula, 93% mencionam corretamente seu número. Entre quem declara voto em Bolsonaro o índice de acerto de seu número é de 90%. No eleitorado de Ciro, 37% citam corretamente seu número de urna, e entre quem vota em Tebet a taxa de acerto é de 40%.

Entre eleitores que já escolheram como vão votar na disputa presidencial, 87% estão totalmente decididos sobre essa opção, ante 85% no levantamento anterior. Entre os homens, 10% ainda podem mudar de ideia sobre seu voto para presidente, e entre as mulheres esse índice é de 15%. A parcela de eleitores voláteis também é mais alta entre eleitores de 16 a 24 anos (20%)

Na parcela que declara voto em Lula, 91% estão totalmente decididos, no mesmo patamar de eleitores de Bolsonaro (92%). Entre quem tem intenção de votar em Ciro Gomes, 58% estão convictos, e entre quem vota em Tebet a certeza de voto é de 62%. Na fatia de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo, 72% estão totalmente decididos.

Entre os eleitores que ainda podem mudar de ideia sobre o voto para presidente, Ciro (19%), Lula (18%), Bolsonaro (18%) e Simone Tebet (15%) são as opções de voto mais citadas.

52% NÃO VOTARIAM DE JEITO NENHUM EM BOLSONARO, E 40%, EM LULA

Na corrida pela reeleição, Jair Bolsonaro lidera a rejeição entre os candidatos à Presidência da República: 52% não votariam de jeito nenhum no atual presidente, índice igual ao registrado há uma semana (52%). Com o segundo índice mais alto de rejeição aparece o ex-presidente Lula, com 40% (tinha 39%). O petista é seguido por Padre Kelmon (26%), Ciro Gomes (22%), Soraya Thronicke (16%), Simone Tebet (14%), Felipe d’Ávila (12%), Vera (11%), Léo Péricles (11%), Sofia Manzano (10%) e Constituinte Eymael (9%). Há 1% que rejeita todos os nomes apresentados, outro 1% que votaria em qualquer um deles, e 3% que não disseram em quem não votariam.