Descrição de chapéu Eleições Datafolha

Na véspera da votação, Castro tem 44% e lidera no Rio

8% estão indecisos e 26% ainda podem mudar voto para governador

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

Pesquisa Datafolha concluída na véspera da eleição para governador do Rio de Janeiro mostra que se a eleição fosse hoje, Cláudio Castro (PL), candidato a reeleição, iria para o 2º turno, em primeiro lugar, seguido por Marcelo Freixo (PSB). Líder nas pesquisas durante todo o 1º turno, Castro apresenta intenção de voto estável, com 44% dos votos válidos (mesmo índice do dia 29 de setembro). Já, Freixo oscilou de 31%, para 35% dos votos válidos.

A seguir aparecem Rodrigo Neves (PDT), com 10% (tinha 11% na semana passada), Paulo Ganime (NOVO), com 4% (tinha 4%), Eduardo Serra (PCB), com 2% (mesmo índice anterior), Juliete (UP), com 2% (mesmo índice anterior), Wilson Witzel (PMB), com 2% (mesmo índice anterior), Cyro Garcia (PSTU), com 1% (tinha 2%), e Luiz Eugênio (PCO), com 1% (mesmo índice anterior).

Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulo e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Nesse levantamento, entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2022, foram realizadas 2.550 entrevistas presenciais em 40 municípios do estado do Rio de Janeiro, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-07599/ 2022.

No total de votos, quando se contam os votos em branco ou nulo e os indecisos, Castro mantém a liderança, com 37% das menções (tinha 36%), seguido por Freixo, com 29% (tinha 26%). Com taxas de intenção de voto mais baixas estão: Rodrigo Neves, com 8% (tinha 9%), Paulo Ganime, com 3% (tinha 3%), Eduardo Serra, com 2% (mesmo índice anterior), e com 1%, cada um, Juliete, Wilson Witzel, Cyro Garcia e Luiz Eugênio. Brancos ou nulos são 9% (mesmo índice anterior) e indecisos são 8% (eram 9%).

O questionário da pesquisa incluiu os nomes de todos os candidatos listados na Justiça Eleitoral, incluindo tanto as candidaturas já deferidas quanto aquelas indeferidas, que esperam recurso em instâncias superiores.

Três em cada quatro (73%) declararam estar com o voto para governador totalmente decidido (eram 70%), 26% declararam que ainda podem mudar de voto (eram 29%).

A taxa de decisão é próxima entre os eleitores de Castro e de Freixo, entre os eleitores do governador 80% estão totalmente decididos (eram 79%) e 20% ainda podem mudar de voto (eram 21%). Já, entre os eleitores do deputado, 78% estão totalmente decididos (eram 73%) e 21% ainda podem mudar de voto (eram 27%).

ROMÁRIO (PL) LIDERA, COM 35% DOS VOTOS VÁLIDOS; ALESSANDRO MOLON (PSB) TEM 21% E CLARISSA (UNIÃO), 16%

Na véspera da eleição, Romário (PL) lidera com 35% dos votos válidos, porém pelo segundo levantamento consecutivo vem oscilando para baixo (tinha 37% no dia 29 de setembro, e 41%, na semana passada). O candidato do PL tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Cláudio Castro (PL). Na sequência aparecem: Alessandro Molon (PSB), com 21% (tinha 18% no dia 29 de setembro, e 16%, na semana passada), Clarissa (União), com 16% (mesmo índice anterior), Daniel Silveira (PTB), com 10% (mesmo índice anterior) e Andre Ceciliano (PT), apoiado por Lula, com 10% (mesmo índice anterior).

Com taxas de intenção de voto mais baixas estão Cabo Daciolo (PDT), com 5%, Bárbara Sinedino (PSTU), com 1%, e Raul (UP), com 1%. Prof. Helvio Costa (DC), Itagiba (AVANTE), Antônio Hermano (PCO) e Sued Haidar (PMB) foram citados, mas não alcançaram 1% das menções. Hiran Roedel (PCB) não foi citado.

Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulo e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

O questionário da pesquisa incluiu os nomes de todos os candidatos listados na Justiça Eleitoral, incluindo tanto as candidaturas já deferidas quanto aquelas indeferidas, que esperam recurso em instâncias superiores.

No total de votos, Romário mantem a liderança, com 28% (tinha 30%), seguido por Molon, com 16% (tinha 15%), Clarissa, com 13%, Silveira, com 8%, Ceciliano, com 8%, Daciolo, com 4%, e Sinedino, com 1%. Costa, Raul, Itagiba, Hermano e Haidar foram citados, mas não alcançaram 1% das menções. Hiran Roedel (PCB) não foi citado.

Uma parcela de 19% não tem candidato, desses, 9% pretendem votar em branco ou nulo e 10% estão indecisos. A parcela de eleitores sem candidato deixa o resultado da disputa indefinido.