<b>Novembro apresenta ranking com mais posições, mas o primeiro lugar é mantido</b>

Datafolha - 30 segundos

LEMBRANÇA DE MARCAS EM PROPAGANDAS NA TV

Com taxa de lembrança em propaganda na TV praticamente inalterável em relação a outubro, a grande marca do varejo brasileiro, Casas Bahia (19,1%), continua isolada na liderança de recall espontâneo.

A segunda posição também apresenta apenas uma marca: Brahma (13,9%), que sobe 3,1 pontos percentuais em relação a outubro. Já, a terceira posição é ocupada por duas marcas que perdem uma posição em relação ao levantamento anterior: Bombril (10,5%), após oscilar negativamente 3,1 p.p., e Coca-Cola (9,7%), que também tem oscilação negativa de 3,7 p.p.

Em quarto lugar aparecem: Omo (6,8%), Skol (5,8%) e Carrefour (5,0%). Enquanto as duas primeiras perdem a terceira posição do mês passado, Carrefour mantém o quarto lugar, com igual taxa de lembrança.

Novembro vem com uma quinta posição, o que não ocorria desde janeiro deste ano, na qual se encontram quatro marcas: Claro (4,0%), Vivo (3,6%), Chevrolet/ GM e Lojas Marabraz (3,5% cada uma). Claro figurou pela última vez entre as mais lembradas em maio de 2007, enquanto Vivo e Lojas Marabraz em junho.

PREFERÊNCIA DE MARCAS EM PROPAGANDAS NA TV

Como no mês passado, três marcas dividem a preferência do telespectador paulistano.

Casas Bahia (5,6%), Brahma (4,5%) e Bombril (3,9%) dividem em novembro a primeira colocação no ranking das marcas preferidas em propagandas na TV. Brahma oscila positivamente 1,1 pontos percentuais e ganha uma posição em relação ao estudo anterior, enquanto Bombril mantém a liderança passada mas oscila negativamente 1,0 p.p.

Já, Coca-Cola (3,6%) perde 2,9 pontos percentuais e a liderança dividida com outras marcas em outubro, e ocupa este mês, sozinha, a segunda posição entre as preferidas.

O telespectador não mostra diferença relevante de preferência quanto às demais, apontado sete marcas empatadas na terceira posição: Delícia (2,0%), Havaianas (1,8%), Claro (1,7%), Chevrolet/ GM (1,6%), Ford (1,5%) e Skol e NET (1,4% cada). Delícia e Skol apresentam oscilação negativa comparando-se com o mês passado; Claro obtém taxa semelhante e as demais têm ligeira oscilação positiva.

Vale notar, ainda, que Havaianas esteve ausente do ranking das preferidas por dois meses (desde setembro), e Ford e NET por três meses: compuseram o ranking pela última vez em agosto deste ano.

(*) O ranking segue o critério de incluir as dez primeiras marcas. Neste ranking há alguns empates técnicos.