"Vidas Opostas", novela que vai ao ar diariamente às 22h pela Rede Record de Televisão tem potencial de impacto para ações de merchandising, é o que revela a edição de dezembro do Datafolha PRM - produto do instituto que monitora o desempenho de campanhas das marcas dentro dos programas de TV.
A novela tem índice de impacto qualitativo superior, em sete pontos, à média histórica do PRM para esse tipo de programa (92 contra 85, respectivamente). Uma explicação pode estar em outro dado da pesquisa: "Vidas Opostas" supera a média histórica do índice de relevância para ações de merchandising em novelas em seis pontos (104 contra 98).
Apesar desses dados, a novela não consegue, no geral, um desempenho qualitativo tão expressivo quanto "Prova de Amor", produção anterior da Record, que alcançou uma marca total de 125 pontos na edição do Datafolha PRM de março de 2006. O índice correspondente, obtido agora por "Vidas Opostas", chega a 115 pontos.
A novela das 21h da Rede Globo, "Páginas da Vida", também não se aproxima dessa marca e tampouco da recordista da emissora, "Belíssima". A trama atual tem índice qualitativo total de 113,5 pontos contra 122,5 do programa anterior.
"Páginas da Vida" tem bom desempenho em adequação (supera a média em quatro pontos), mas fica abaixo dos parâmetros históricos de persuasão e impacto.