Bolsonaro é visto como candidato que mais ataca mulheres

11% acreditam que nenhum dos candidatos fala a verdade na campanha

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

O Datafolha apresentou aos entrevistados dez atributos e pediu para informar qual candidato mais se destaca em cada um deles. De maneira geral, o ex-presidente Lula (PT) tem uma imagem mais positiva do que o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quando questionados qual candidato mais defende as mulheres, Lula tem 54% das menções (entre as mulheres esse índice é de 56%) e Bolsonaro, 35% (entre as mulheres esse índice é de 32%). Para 3%, ambos defendem as mulheres, para 5%, nenhum deles as defende e 4% não opinaram. Na situação inversa, qual candidato mais ataca as mulheres, Bolsonaro tem 57% (entre as mulheres esse índice é de 59%) e Lula, 26% (entre as mulheres esse índice é de 24%). Para 2%, ambos atacam as mulheres, para 9%, nenhum as ataca e 7%, não opinaram.

Na questão qual candidato mais defende a democracia, a situação é mais equilibrada, com Lula com 48% das menções e Bolsonaro, com 44%. Para 1%, ambos defendem a democracia, para 3%, nenhum deles a defende e 4% não opinaram. Na situação oposta, qual candidato mais ataca a democracia, Bolsonaro se distancia de Lula, com respectivamente, 50% e 39% das menções. Para 2%, ambos atacam a democracia, para 4%, nenhum deles a ataca e 6% não opinaram.

Na situação, qual candidato mais respeita os cristãos, Bolsonaro e Lula ficam empatados, com respectivamente, 46% e 43% das menções. Para 3%, ambos respeitam os cristãos, para 4%, nenhum deles a defende e 4% não opinaram. Na situação oposta, qual candidato mais ataca os cristãos, Bolsonaro e Lula têm respectivamente, 41% e 38% das menções. Para 2%, ambos atacam os cristãos, para 12%, nenhum deles os ataca e 7% não opinaram.

No quesito qual mais defende a família, mais uma vez, Lula e Bolsonaro ficam empatados, com respectivamente, 47% e 45% das menções. Para 2%, ambos respeitam a família, para 3%, nenhum deles a defende e 3% não opinaram. Na situação oposta, qual candidato mais ataca a família, Bolsonaro e Lula têm respectivamente, 47% e 36% das menções. Para 2%, ambos atacam a família, para 10%, nenhum deles a ataca e 6% não opinaram.

Por fim, no quesito qual candidato mais fala a verdade na campanha, Lula e Bolsonaro estão empatados, com respectivamente, 43% e 41% das menções. Para 1%, ambos falam a verdade, para 11%, nenhum deles fala a verdade e 4% não opinaram. Na situação oposta, qual candidato mais mente na campanha, Bolsonaro e Lula têm respectivamente, 45% e 41% das menções. Para 9%, ambos mentem, para 1%, nenhum deles mente e 4% não opinaram.

De maneira geral, observam-se diferenças de opinião sobre a imagem dos candidatos por grau de instrução, renda familiar mensal, religião e intenção de voto no segundo turno da eleição presidencial.