Descrição de chapéu Opinião e sociedade Datafolha

51% são a favor de inelegibilidade de Bolsonaro

Para 32%, ex-presidente teve muita responsabilidade no 8 de janeiro

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

Os brasileiros também opinaram sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, após serem informados de que ele é alvo de ação na Justiça Eleitoral por ter atacado, sem provas, o sistema de urnas eletrônicas durante a eleição, e que por isso ele pode ser proibido de disputar eleições por oito anos.

Para 51%, a Justiça Eleitoral deve condenar Bolsonaro e proibir que ele disputa eleições, e 45% são contra sua condenação, com 4% sem opinião a respeito do assunto.

Entre os homens, 48% querem ver Bolsonaro condenado e inelegível, e 48% são contra tal medida. Na parcela de mulheres, 53% são a favor da condenação do ex-presidente, e 42%, contra. Entre os mais pobres, 57% e 39%, respectivamente, e nas demais faixas de renda há mais pessoas contrárias do que favoráveis à condenação e inelegibilidade do ex-presidente.

Em outra questão envolvendo o ex-presidente, 32% atribuem a ele muita responsabilidade pela invasão e destruição nos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em 8 de janeiro deste ano. Para 26%, Bolsonaro teve um pouco de responsabilidade nesse episódio, e 39% não veem nenhuma responsabilidade por parte do ex-presidente, além de 3% que não opinaram.

Levantamento realizado em janeiro, logo após os ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, 38% atribuíam muita responsabilidade a Jair Bolsonaro pelas ações de seus apoiadores, e 17% avaliavam que ele tinha um pouco de responsabilidade. A taxa dos que viam nenhuma responsabilidade era a mesma (39%).