Descrição de chapéu Opinião e sociedade Datafolha

Lula começa mandato com aprovação menor do que em anteriores

50% preveem governo ótimo ou bom daqui para frente

BAIXAR PESQUISA COMPLETA

À frente de seu terceiro mandato como presidente, Lula (PT) completa três meses de governo aprovado por 38% dos brasileiros com 16 anos ou mais, índice dos que o avaliam como ótimo ou bom. Para 29%, a gestão do petista é ruim ou péssima, em nível similar ao dos que a consideram regular (30%), e há 3% que não opinaram.

Lula supera o nível de aprovação do antecessor, Jair Bolsonaro (PL), nos seus três primeiros meses de mandato (32%), mas tem aprovação menor do em período equivalente de seus mandatos anteriores: 43% em março de 2003 e 48% em março de 2007.

A aprovação ao governo Lula é mais alta entre mulheres (42%) do que entre homens (34%), e também fica acima da média entre os menos escolarizados (48%), mais pobres, com renda familiar de até 2 salários (45%), no Nordeste (53%) e na parcela católica da população (45%).

O índice de reprovação, por sua vez, é mais elevado entre os mais escolarizados (40%), nas parcelas mais ricas (47% na faixa de renda familiar de 5 a 10 salários, e 50% na faixa acima de 10 salários), na região Sul (34%), entre brancos (39%).

Para 18% dos brasileiros adultos Lula fez pelo país, nesses três meses, mais do que esperavam, e 25% avaliam que o petista fez o que era esperado. Uma parcela de 51% avalia que Lula fez menos do que o esperado até agora, e 6% não opinaram ou deram outras respostas.

Após três meses de mandato, 61% apontavam que Bolsonaro fazia um governo abaixo das expectativas, e em período similar do primeiro governo Lula esse índice era de 45%.

Metade dos brasileiros (50%) avalia que Lula vai cumprir parte de suas promessas de campanha, mas não a maioria delas, e há 21% que avaliam que nenhuma promessa será cumprida. Uma parcela de 28%, por outro lado, que acredita que o petista irá cumprir a maioria de suas promessas de campanha.

Em levantamento realizado antes da posse do petista, em dezembro de 2022, 58% apontavam que Lula iria cumprir algumas promessas, mas não a maioria. Uma parcela de 16% avaliava que nenhuma promessa seria cumprida, e 24% acreditavam que a maioria seria cumprida. Em abril de 2003, após três meses do primeiro governo Lula, 64% avaliavam que a maioria de suas promessas de campanha seriam cumpridas, e para 5% nenhuma promessa seria cumprida.

Os brasileiros também avaliaram o comportamento do presidente, considerando o cargo que ele ocupa. Para 37%, Lula sempre se comporta como um presidente da República deveria se comportar, e 24% avaliam que na maioria das vezes ele têm um comportamento adequado ao seu cargo. Uma parcela de 20% avalia que Lula às vezes se comporta como um presidente deveria se comportar, mas na maioria das vezes não, e para 18% o petista nunca se comporta de acordo o cargo que exerce.

Entre os homens, 32% avaliam que Lula sempre se comporta como um presidente deveria se comportar, índice inferior ao registrado entre mulheres (42%).

A adequação ao cargo do ex-presidente Jair Bolsonaro também foi objetivo de questionamento do Datafolha no início de abril de 2019, quando completava três meses no cargo. À época, 27% acreditavam que Bolsonaro sempre se comportava como um presidente deveria se comportar, e outros 27% apontavam que na maioria das vezes ele tinha comportamento adequado ao cargo, mas nem sempre. A taxa dos que acreditavam que o ex-presidente se comportava como um presidente deveria em algumas ocasiões, mas não na maioria, era de 20%, e 23% apontavam que ele nunca se comportava como um presidente da República deveria se comportar.