Descrição de chapéu Opinião e sociedade Datafolha

Apoio de Bolsonaro afasta maioria, mas cresce adesão à candidatura associada ao ex-presidente

54% identificam apoio de Lula a Boulos, e 37% ligam Nunes a Bolsonaro

BAIXE AQUI O RELATÓRIO.

O apoio do ex-presidente Lula é o que mais atrairia votos para um candidato a prefeito em São Paulo, enquanto o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o que mais afasta potenciais eleitores. Apesar de similar ao panorama geral verificado em agosto de 2023, o resultado da pesquisa atual mostra aumento da rejeição a uma candidatura ligada ao petista, e, em sentido contrário, alta na adesão a um nome endossado por Bolsonaro.

Atualmente, 24% dos moradores da cidade de São Paulo dizem que votariam com certeza em um candidato apoiado por Lula, e 31% dizem que talvez escolhessem esse candidato. A taxa dos que não votariam de jeito nenhum em alguém que tivesse o apoio do presidente é de 42%, e há 3% que não responderam ou preferiram não escolher nenhuma das alternativas. No levantamento anterior, 23% declaravam votar com certeza em um nome apoiado por Lula, 37% diziam que poderiam votar nessa candidatura, e 37% rejeitavam a possibilidade de escolher alguém endossado pelo petista.

No mesmo período, a taxa dos que votariam com certeza em um candidato a prefeito apoiado por Bolsonaro passou de 13% para 17%, e a dos que poderiam votar oscilou de 16% para 19%. Em queda, a taxa dos que não votariam de jeito nenhum em uma candidatura que levasse o apoio do ex-presidente passou de 68% para 63%, e os demais preferiram não opinar a partir das alternativas apresentadas (2%, ante 3% na pesquisa de agosto).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o primeiro debate do 2º turno das eleições 2022 para presidente, na TV Bandeirantes, em São Paulo. - Marlene Bergamo/Folhapress

O apoio do governador Tarcísio Freitas a um candidato a prefeito faria com que 17% dos paulistanos escolhessem esse nome com certeza (em agosto, 15%), e 35% talvez escolhessem a candidatura apoiada pelo governador (estável). Uma parcela de 44% rejeita votar em um candidato apoiado por Tarcísio de Freitas (na pesquisa anterior, 46%), e 4% não opinaram ou deram outras respostas.

Também foi medido o grau de adesão a um candidato à Prefeitura apoiado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e o resultado mostra que 14% escolheriam com certeza um nome apoiado por ele, e 39% talvez votassem nessa candidatura. Uma parcela de 44%, por outro lado, não votaria de jeito nenhum em um candidato apoiado por Alckmin, e 3% não opinaram ou deram outras respostas.

Questionados sobre quem Lula irá apoiar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, 54% apontaram Boulos, 11%, Nunes, 9%, Marina Helena, 2%, Tabata Amaral, outros 2%, Altino, e 1%, Kataguiri, com 20% sem opinião sobre o assunto. Há ainda 1% que diz que o petista não apoiará nenhum deles.

Na parcela que declara intenção de votar em Boulos no cenário com mais candidatos, 79% o apontam como candidato apoiado por Lula. No grupo que se declara petista, 55% veem o nome do PSOL como candidato apoiado pelo atual presidente. Entre os mais pobres, 39% avaliam que Lula irá apoiar Boulos para disputar a Prefeitura de São Paulo, e 17% apontam Nunes, com 25% preferindo não responder à questão. Na parcela que aprova a gestão presidencial de Lula, 57% apontam que ele apoiará o deputado do PSOL na disputa pela prefeitura, e para 11% o petista apoiará Ricardo Nunes, no mesmo nível das menções à Marina Helena (12%).

Sobre o apoio de Bolsonaro, 37% dizem que ele apoiará Ricardo Nunes, e na sequência são citados Boulos (8%), Kataguiri (5%), Altino (4%), Tabata Amaral (4%), Marina Helena (4%) e nenhum deles (3%), com 33% sem opinião a respeito.

No grupo que se declara bolsonarista (25% dos paulistanos com 16 anos ou mais), 45% veem o atual prefeito como candidato de Bolsonaro na disputa municipal. Entre aqueles que declaram voto em Nunes, 46% o identificam como candidato do ex-presidente. No segmento dos mais jovens, de 16 a 24 anos, 24% avaliam que Nunes é o candidato de Bolsonaro na disputa pela prefeitura de São Paulo, e 13% acreditam que o ex-presidente apoiará Kim Kitaguiri, no mesmo nível dos que apontam Boulos (13%).

Para 44%, o governador Tarcísio de Freitas irá apoiar Ricardo Nunes na disputa municipal, e em um patamar mais baixo são citados como destinatários do apoio do governador os nomes de Boulos (9%), Marina Helena (5%), Tabata Amaral (4%), Kim Kataguiri (4%), Altino (3%) e nenhum deles (2%). Há ainda 29% que preferiram não responder.

Um em cada três (32%) moradores da capital paulista acredita que Alckmin irá apoiar Boulos na disputa pelo cargo de prefeito, e na sequência são citados Nunes (11%), Tabata Amaral (11%), Marina Helena (8%), Altino (4%), Kataguiri (1%) e nenhum deles (2%). A taxa dos que preferiram não responder é de 32%.