Descrição de chapéu Opinião e sociedade Datafolha

Postura em debate faz Pablo Marçal disparar e ser o candidato mais mencionado na internet

Embates com Guilherme Boulos ganharam protagonismo, com declarações sobre os adversários e condenação judicial viralizando na web

Quarto colocado na última pesquisa Datafolha para a Prefeitura de SP, o empresário Pablo Marçal (PRTB) dominou a repercussão na internet por sua postura no primeiro debate, realizado pela Band na noite do último dia 8, e liderou em citações feitas aos candidatos entre 5 e 11 de agosto.

O nome dele foi mencionado 326.043 vezes, aumento de 1.204% em relação ao período anterior (29 de julho a 04 de agosto). Ao todo, 68% de todas as menções a ele foram registradas nos dias 8 e 9, na esteira da repercussão do debate. Os dados são de um levantamento realizado pelo Datafolha e a empresa Codecs com todos os pré-candidatos em São Paulo.

São Paulo, SP, BRASIL, 14/08/2024: Debate Faap/Estadão/Terra, entre os candidatos a prefeitura de São Paulo, no auditório da Faap, com participação José Luiz Datena (PSDB), Tabata Amaral (PSB), Pablo Marçal (PRTB), Marina Helena (Novo), Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). (Foto: Bruno Santos/ Folhapress)

Os confrontos com Guilherme Boulos (PSOL) protagonizaram as discussões. Em 94 mil menções, o nome de Marçal foi associado ao do candidato do PSOL, gerando um impacto direto em 28% de toda a repercussão sobre o coach.

Pablo Marçal adotou uma postura de ataque aos principais adversários, com declarações que marcaram o debate. Ele insinuou que Boulos cheira cocaína e "frequenta biqueiras", frases que apareceram em 5% de todas as menções. Ao chamar Boulos de "comedor de açúcar", o assunto apareceu em 3% das citações.

A principal munição dos rivais de Marçal tem sido a condenação sofrida por ele em 2010, a quatro anos e cinco meses de reclusão, por furto qualificado – ele foi réu em uma ação que investigou um grupo que teria desviado dinheiro de instituições bancárias.

Durante toda a semana, foram 53 mil menções a essa condenação – só no dia posterior ao debate, esse assunto apareceu 38 mil vezes, muito por conta de ter sido explorado por Guilherme Boulos e Tabata Amaral durante o debate.

Entre os 10 conteúdos que tiveram maior número de curtidas, comentários e compartilhamentos, sobre Marçal, cinco foram negativos – todos eles sobre essa decisão judicial. Tabata Amaral (PSB) foi autora da citação de maior engajamento, um recorte do debate, em que ela fala sobre essa ação, gerando 133 mil interações. A 2ª foi de Boulos, em que explana o documento da condenação, que teve 109 mil interações só no Instagram.

Dos 10 conteúdos com melhor desempenho sobre Marçal, só um é positivo, de perfil no X/Twitter dizendo que o encerramento do coach foi a melhor parte do debate. As outras citações de destaque foram em tom neutro, apenas divulgando algumas falas de Marçal.

INFLUÊNCIA DE MARÇAL SOBRE A REPERCUSSÃO DOS DEMAIS CANDIDATOS

Pablo Marçal é, desde o início do acompanhamento semanal realizado pelo Datafolha, em parceria com a Codecs, quem gera maior engajamento nas redes sociais. No período da análise, suas publicações tiveram 17.575.089 interações, 14 vezes mais do que os posts de Guilherme Boulos, o 2º colocado, com 1.207.755. O levantamento se baseia no que foi publicado no Facebook, Instagram e X.

O empresário aproveitou o debate para gerar recortes para suas redes sociais, aumentando em 94% seu engajamento em relação ao período anterior. Ele foi o responsável por 38 dos 40 posts que tiveram maior repercussão sobre Boulos, Tabata, Ricardo Nunes e Datena na semana.

Seu conteúdo de melhor desempenho foi uma resposta que ele deu a Tabata Amaral, no debate, que perguntou se Marçal ia usar sua experiência "no mundo do crime" como prefeito. O empresário respondeu que Tabata estava confundindo-o com Dilma Roussef, a "heroína" da candidata do PSB, segundo Marçal. A publicação gerou 1 milhão de interações.

Os resultados da semana evidenciaram como Pablo Marçal pautou a discussão na web, já que ele foi mais citado do que todos seus adversários que participaram do debate.

Codecs